Secretaria capacitou representantes de escolas para facilitar a escolha do livro didático
As escolas da rede estadual de ensino têm até o dia 1º de julho para escolher os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) em 2013. A distribuição dos livros didáticos é feita por meio do Programa Nacional do Livro Didático, iniciativa do Governo Federal que, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é responsável por comprar e distribuir obras didáticas aos alunos do ensino fundamental e médio.
Para orientar as escolas, o FNDE disponibiliza para as instituições o ‘Guia de Livros Didáticos’. A publicação é composta por resenhas das coleções disponíveis. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto pedagógico.
“Para que a escolha seja feita da melhor maneira possível, a Secretaria aconselha as escolas a reunir os professores e discutir qual livro atende melhor as necessidades da escola. Depois de escolher o livro, o diretor da escola, que recebe uma senha para acessar o portal do FNDE, lança no sistema os livros escolhidos. Para cada disciplina, a escola deve colocar duas opções de livros, caso o FNDE não possa atender a primeira opção”, ressalta a diretora de Ensino Fundamental, Maria Helena Brasileiro.
Os educadores irão escolher livros para cinco disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. O número de livros enviados para as escolas leva em consideração o Censo Escolar. Geralmente os livros são enviados às escolas no mês de outubro.
O primeiro passo para que as escolas recebam os livros didáticos é a adesão ao Programa. Em Minas Gerais, a adesão das escolas da rede estadual de ensino é feita pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Capacitação dos professores
Para auxiliar as escolas da rede estadual de ensino na escolha dos livros didáticos, as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) realizaram capacitações com os representantes das escolas. Na SRE de Patos de Minas, a capacitação envolveu cerca de 120 professores e especialistas educacionais das escolas estaduais e envolveu representes das redes municipais.
No encontro, a analista educacional e coordenadora da capacitação, Maria Florinda Carvalho, deu dicas para a escolha do livro didático. “Durante a capacitação, ressaltamos que o melhor livro é aquele que atende a matriz curricular da Secretaria e que atende às necessidades dos alunos. A capacitação contou com oficinas e análise dos livros. Ao voltar para as escolas, os cursistas devem discutir com os demais professores o que foi repassado no encontro”.
Programa Nacional do Livro Didático
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano são adquiridos livros para alunos de um segmento escolar. Em 2012, estão sendo adquiridos livros para os anos iniciais do ensino fundamental, em 2013 serão escolhidos para os anos finais do ensino fundamental e em 2014 para estudantes do ensino médio.
Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio.
Escolas do Campo
As escolas do campo, com mais de 100 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo orientação do MEC, podem optar pelo atendimento com livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Campo 2013. Para tanto, basta não efetuar a escolha do livro até o dia 1º de julho, ou ainda registrar no sistema de escolha a opção que não desejam receber livros em todos os componentes curriculares, o que resultará na sua incorporação à base de atendimento do PNLD Campo. Já as escolas do campo com até 100 alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental serão automaticamente atendidas no âmbito do PNLD Campo 2013.