Exame que contribui para o planejamento das aulas pode ser aplicado até o dia 31 de outubro

Os educadores do 1º ano do ensino médio já podem gerar, via sistema virtual, a Avaliação Contínua do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). Com foco no planejamento contínuo das atividades didáticas de forma a criar condições mais efetivas de aprendizagem, a avaliação é opcional podendo ser feita por professores e alunos até o dia 31 de outubro de 2012.

A partir do sistema do PAAE, os professores podem gerar as Avaliações Contínuas das disciplinas que lecionam e que são avaliadas no Programa. A avaliação deve ser realizada de acordo com o desenvolvimento e o seqüenciamento dos conteúdos curriculares. O exame é opcional, mas fundamenta o professor quanto à aprendizagem dos alunos durante o ano letivo.

Passo a passo

O professor é o responsável por gerar a Avaliação Contínua, a partir do cadastro no sistema. O exame é aplicado aos alunos de acordo com seleção dos tópicos de conteúdos a serem avaliados na disciplina. Cada prova é composta por 15 questões e o professor poderá gerar uma prova por mês (junho, julho, agosto, setembro e outubro).

Porém, é importante ficar atento. O professor só conseguirá gerar a prova do mês seguinte caso tenha inserido os dados (respostas do professor e aluno) do mês anterior. Para o professor gerar a prova e inserir suas respostas e dos alunos, o diretor deve liberar a senha do professor e cadastrar as turmas do 1º ano do ensino médio da escola no sistema do PAAE.

No final do ano, os alunos farão a Prova de Aprendizagem anual para que avaliado sobre os conhecimentos adquiridos durante o período letivo de 2012.

Diagnóstico do ensino

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação. A iniciativa é um suporte didático para professores e gestores de escolas estaduais.

O PAAE disponibiliza as Avaliações Diagnósticas, Contínuas e da Aprendizagem Anual para as escolas estaduais de Ensino Médio. Essas avaliações possibilitam ao professor e à escola verificar as habilidades e competências adquiridas entre o diagnóstico inicial e final do ano letivo.

Por meio do Programa, as escolas geram provas de questões objetivas, diferenciadas em três níveis de dificuldade e vinculadas aos tópicos/habilidades dos CBCs que devem ser ensinados pelas escolas e aprendidos pelos alunos.