Podem participar do concurso, estudantes de 16 e 17 anos, nascidos obrigatoriamente nos anos de 1995 e 1996

Os alunos do Ensino Médio que estiverem interessados em participar do concurso histórico-literário “Caminhos do Mercosul”, do Ministério da Educação, que este ano traz o tema “O êxodo do Povo Oriental” na América Latina, devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que vai até o dia 28 de junho, e aos pré-requisitos para participar.

O “Caminhos do Mercosul”, que este ano acontecerá no Uruguai, no mês de outubro, irá selecionar seis alunos de todo o Brasil para a viagem de imersão cultural no país uruguaio como parte da premiação, e que acontecerá entre os dias 1º e 09 de outubro.

Somente os estudantes de 16 e 17 anos, nascidos obrigatoriamente nos anos de 1995 e 1996 estão aptos a participarem deste concurso.

As inscrições terão duas etapas classificatórias. Na fase regional, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que ficará responsável por receber e avaliar todos os projetos no estado, irá enviar três trabalhos ao Ministério da Educação. Este por sua vez irá selecionar os seis melhores trabalhos, na fase final.

Os estudantes que tiverem interesse em participar deverão escolher um dos quatro subtemas e um formato textual — monografia, pesquisa histórica, narração ou texto literário (narração/contos curtos) — para criar seu projeto individual, que não deverá ter mais de 20 páginas e menos de 10.

Os subtemas deste ano são: “A poesia gauchesca como expressão popular no Rio da Prata”, “Os acontecimentos de 1811 que levaram ao êxodo o provo oriental”, “O sistema dos povos livres. Suas idéias, seu pensamento político e econômico-social”, “A sociedade criolla da época e o padrão das famílias orientais”.     

Além destas exigências, os alunos que quiserem participar deverão enviar junto ao seu projeto, o formulário de participante devidamente preenchido, uma carta de recomendação dos professores, uma carta de justificativa do aluno e que explique os motivos pelo qual o motivou a participar do concurso, a cópia de sua certidão de nascimento, a autorização judicial dos pais para viagem ao exterior do filho e o informe da instituição comprovando a situação regular do aluno.

Os resultados serão divulgados no dia 07 de agosto. Para participar os estudantes deverão enviar os trabalhos para a Secretária de Estado de Educação/Superintendência de Ensino Médio, aos cuidados da analista educacional Girlaine Figueiró, no endereço Cidade Administrativa Tancredo Neves, Edifício Minas, 11º andar, Rodovia Américo Renné Gianetti, s/n, Serra Verde, Belo Horizonte, Minas Gerais – CEP: 31.903-900, até o dia 28 de junho. Os trabalhos que chegarem fora do prazo não serão aceitos.   

Acesse a “ficha de inscrição do participante” e a lista bibliográfica de cada um dos subtemas do concurso.