Serão escolhidos três estudantes para participarem de um encontro em Brasília

Os estudantes da rede estadual de ensino têm a oportunidade de integrar o Parlamento Juvenil do Mercosul, órgão internacional que tem entre seus objetivos criar um espaço de discussão entre os jovens.  A Secretaria de Estado de Educação (SEE) irá selecionar três alunos do ensino médio para serem os representantes parlamentares estaduais. Podem participar do processo de seleção estudantes que estejam cursando o ensino médio em uma escola da rede estadual, ter idade entre 14 e 17 anos, ter interesse e/ou engajamento em projetos sociais e ter características como liderança e boa oratória.

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira fase, os candidatos deverão encaminhar à Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio, da SEE, uma redação com o tema “Ensino Médio que queremos”. O documento deverá ser encaminhado até o dia 15 de junho pelo e-mail ensinomedio@educacao.mg.gov.br.

Entre os dias 20 e 21 de junho, a Secretaria entrará em contato com os 10 alunos classificados nesta etapa, para isso é imprescindível que o aluno identifique na redação a escola na qual está cursando o ensino médio.

Bárbara Fraga participou da última edição do Parlamento. Foto: Arquivo Pessoal

Serão selecionados um estudante do sexo feminino, outro do sexo masculino e um que represente a diversidade brasileira, ou seja, adolescentes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, ou das áreas rurais e portadores de necessidades especiais. Ao enviar a redação para a SEE, o aluno deverá identificar se está concorrendo à vaga destinada ao jovem que represente a diversidade brasileira.

Já os alunos classificados para a segunda fase deverão elaborar um vídeo de dois minutos justificando o interesse em ser o parlamentar juvenil. O vídeo deverá ser encaminhado a Diretoria de Ensino Médio, até o dia 27 de junho, onde serão selecionados os três jovens que melhor desenvolveram o tema abordado.

Encontro Nacional

Entre os dias 01 e 03 de agosto, os três jovens selecionados para representar o estado participarão de um encontro em Brasília. Durante o evento, os estudantes deverão participar de atividades de integração, formação de grupos de trabalho para discussão de eixos temáticos baseados no tema “O ensino médio que queremos”, passeios turísticos em órgãos federais e de uma eleição que irá escolher os representantes brasileiros do Parlamento.

Minas no Parlamento

A última edição do Parlamento Juvenil do Mercosul contou com a presença da ex- aluna Escola Estadual Doutor Geraldo Parreiras, em João Molevade, Bárbara Fraga.  Para a estudante que encerra, este ano, um mandato de dois anos, a experiência foi única. “O Parlamento me trouxe conhecimentos que nenhuma grade curricular trouxe. A experiência me proporcionou conhecimentos culturais e relacionamentos interpessoais. No Parlamento, você tem a oportunidade de conhecer vários lugares e pessoas importantes que tomam decisões que refletem em toda sociedade. O jovem selecionado vai ter grandes responsabilidades, porque vai estar representando o Estado e terá que pensar em ações que vão ajudar todos os estudantes mineiros”.

Parlamento Juvenil do Mercosul

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um Projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte.

Os parlamentares juvenis estaduais têm mandato de 2 (dois) anos e durante esse período participam de diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio.