No encontro, representantes discutiram pontos do regimento interno do Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais. Na próxima reunião o documento deverá ser aprovado

Mais uma reunião para discutir os termos do regimento interno que regulamentará o Fórum Estadual de Educação em Minas Gerais,aconteceu na tarde desta quinta-feira, 24, entre representantes de entidades de ensino e classe, na sede da Magistra, em Belo Horizonte.

Presidida pela Secretária de Estado de Educação (SEE), Ana Lúcia Gazzola, a reunião foi convocada desta vez para analisar o texto de regras e atribuições do Fórum, que foram debatidas e redigidas nas últimas reuniões, ocorridas nos dias 20 de abril e 9 de maio.

Organização orçamentária e executiva, critérios de participação, representação, edital e datas foram alguns dos temas da minuta novamente revisados. “Temos de ter bastante delicadeza com a questão da data (de realização do Fórum), já que se trata de um evento de porte, e com esta premissa de pluralidades que queremos que tenha”, destacou a secretária.

Na reunião os representantes discutiram regimento do Fórum e propuseram reformulações. Foto: Bárbara Camargo

O Fórum, que deverá ter sua primeira edição em meados de 2013, foi instituído em abril deste ano, e foi concebido com a premissa de discutir a adequação do plano estadual e municipal ao Plano Nacional de Educação. Para isso, é preciso que a sociedade procure seus movimentos, suas organizações e associações e façam propostas que visem uma educação de qualidade. Acompanhar o desenvolvimento da educação em Minas Gerais faz parte também dos planos do  Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais.

Na reunião desta quinta-feira, representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-MG), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do Instituto Federal Sul de Minas Gerais e outros integrantes estiveram presentes para votar o texto. “Apesar do apoio que a Secretaria de Educação se compromete a dar ao Fórum, não queremos que ele seja visto e confundido como um órgão do Estado” observou Ana Lúcia Gazzola.

Nas próximas reuniões, que deverão acontecer nos dias 06 e 18 de junho, o regimento deverá ser avaliado, e depois, ser analisada a carta de princípios que dará base ao Fórum.

A Secretaria foi incumbida de coordenar o Fórum Estadual mineiro até que o regimento interno seja aprovado e estabelecida a forma como ele será coordenado. Por esta razão, a SEE tem a função de estimular a participação da sociedade e criar as condições para que as instituições possam apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade da educação.

O Fórum Estadual foi instituído em Minas Gerais, por meio da Resolução SEE Nº 2078, de 29 de março de 2012. Ele é composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade, como organizações, entidades de classe e instituições de ensino.