Estrangeiros conheceram experiência educacional de Minas Gerais nos últimos anos

Representantes de entidades turcas se reuniram na manhã desta terça-feira, 15, com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, para conhecer a estrutura do sistema educacional do estado de Minas Gerais, bem como para discorrer sobre a possibilidade de parcerias futuras na área de formação, formalizando assim um intercâmbio entre os dois países.

No encontro estiveram presentes o secretário Geral da Associação Empresarial Brasil-Turquia (ASEBT), Mevlüt Emrah, o jornalista e representante do maior jornal de circulação turco no Brasil e na América latina, Zaman, H. Bayram Ozturk, além do representante do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), Fatih Ugur Ozorpak.

Durante a reunião a comitiva turca mostrou interesse em estabelecer uma parceria semelhante a que a Secretaria de Estado de Educação já vem desenvolvendo com os Estados Unidos, e que tem a ver com as experiências de gestão para diretores de escola. Além de terem sinalizado atenção especial pelo programa de formação contínua, da Magistra — Escola de Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Visando estreitar as relações e estabelecer projetos de cooperação entre Brasil e Turquia, os representantes convidaram a secretária Ana Lúcia Gazzola para conhecer o país. Entusiasmada com o convite, Gazzola explicou a comissão que já esteve duas vezes na Turquia, e que a política de aproximação é benquista. “A troca de experiências com outros países é benéfica, sobretudo na educação, pois o intercâmbio de boas práticas faz com que todos evoluam", analisa a secretária.

Segundo o assessor de Relações Internacionais do governo de Minas Gerais, Enrique Natalino, a visita traduz o bom momento político e econômico que Brasil e Turquia vivem, ambos países considerados potências regionais no mundo. Para Natalino, os dois países possuem uma semelhança no perfil geo-político, que pode determinar no sucesso de possíveis acordos.

Assim como o Brasil, que ocupa uma posição geográfica estratégica, a capital turca, Istambul, está situada entre a Ásia e a Europa, o que evidencia ainda mais a riqueza de sua cultura milenar.