Capacitação que termina hoje aborda formas de usar contos literários e canções como base para o processe de alfabetização

Música e literatura podem render uma boa receita para a alfabetização e apostando nessa receita a Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí está capacitando os professores do 1º ano do ensino fundamental. Termina hoje a oficina "Alfabetização E Letramento: Uma Conexão com a Música e a Literatura", ministrada por analistas da SRE. Participam cerca de 40 professores e supervisores, tanto da rede estadual, quanto da rede municipal do município de Araçuaí.

Educadores se capacitam em encontro da Superintendência de Araçuaí. Foto: Arquivo da SRE  

O objetivo da capacitação, organizada pelas profissionais da Diretoria Educacional de Araçuaí, é utilizar contos e músicas para dar início ao processo de alfabetização. A partir de um conto específico, por exemplo, os alunos vão conhecendo as letras e as palavras. “A partir de livros, contos e músicas nós elaboramos sequências didáticas para serem trabalhadas com os alunos. O objetivo é que os alunos aprendam de forma lúdica, brincando e, dessa forma, acabem gostando cada vez mais de aprender”, explica Maria Emília Pereira de Souza.

A professora Cleide Vilarinho Carvalho atua com alunos do 1º ano do ensino fundamental há cinco anos. Professora da Escola Estadual Arthur Berganhosi, em Caratinga, ela aprovou o tema da capacitação e garante que pode ser muito útil para o processo de alfabetização dos estudantes que iniciam a vida escolar. “O trabalho está sendo muito dinâmico e pode contribuir com todos os professores, como supervisores que estão presentes. Trabalhar de forma lúdica atrai mais a atenção e o interesse do aluno pela aula”, analisa.

Entre os dias 15 e 30 de maio, a capacitação vai acontecer nos demais municípios da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí.