Especialistas dos oito municípios da jurisdição da Superintendência participam de capacitação nesta quinta-feira

Responsável pela gestão pedagógica na escola, o Especialista da Educação Básica auxilia os professores no planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de ações e projetos com foco na aprendizagem do aluno. Com a importância da função, a Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, realiza nesta quinta-feira (10/05), um encontro com 55 especialistas, de 31 escolas localizadas na jurisdição da Superintendência. Também participam educadores das oito redes municipais que integram a Superintendência.

“O especialista é aquele que vai coordenar o processo pedagógico da escola. Ele atua na supervisão dos projetos desenvolvido na escola e é uma das principais fontes de contato dos analistas educacionais da Superintendência na Escola”, explica a supervisora pedagógica da Superintendência, Cristina Dianin. 

 

Superintendência de Monte Carmelo capacita especialistas de escolas. Foto: Arquivo da SRE

No encontro, que será realizado durante todo o dia, os participantes vão discutir estratégias de ensino em sala de aula, o planejamento pedagógico e os materiais de apoio aos educadores oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação. “O especialista deve acompanhar e avaliar as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, bem como estar atento ao desempenho da escola nas avaliações diagnósticas, externas. Tudo com fico no processo ensino/aprendizagem do aluno. Uma escola hoje não se justifica se não tiver esse foco”, lembra Cristina Dianin.
 
Entre os participantes da reunião na Superintendência está Maria Angélica Araújo Lagoni Pena. A especialista, que atua na Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa - em Monte Carmelo, acredita que o encontro seja uma importante oportunidade para a troca de experiências. “Cada especialista tem uma visão diferenciada que é apresentada em reuniões como essa. É um momento em que aprendemos muito”, avalia.

Reuniões pedagógicas

Também conhecidas como Módulo II, as reuniões pedagógicas são realizadas pelas escolas e representam um momento para a discussão e elaboração de ações como foco na aprendizagem do aluno. Para esses módulos, a escola deve reservar oito horas mensais. A atividade é coordenada pelo especialista da escola.

Nesses encontros são elaborados os projetos da escola. Em muitos deles, são desenvolvidas ações relacionadas à leitura, cultura, meio ambiente, esporte e sociedade. Um espaço para conhecer parte dessas atividades elaboradas pelas escolas da rede estadual é o Blog da Educação.