‘Professor da Família’ passa a ser coordenado diretamente pela Secretaria de Estado de Educação


Nesta terça-feira (24/04), representantes do órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e diretores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), se reúnem para analisar a nova metodologia de trabalho do projeto ‘Professor da Família’, que a partir de 2012 passa a ser coordenado diretamente pela SEE, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Entre as novidades do projeto está a maior aproximação com as escolas, por meio do envolvimento dos professores, especialistas e diretores, além do diretor educacional da SRE, nas ações do projeto.

“A realização do projeto sob a coordenação da Secretaria leva a uma renovação da metodologia e a busca por uma maior aproximação da escola com a família”, explicou a secretária – adjunta de Estado de Educação, Maria Céres Pimenta Spínola Castro durante a abertura da reunião. 

O ‘Professor da Família’ realiza ações como o acompanhamento dos alunos do ensino médio e de suas famílias, a realização de visitas domiciliares, reuniões com pais e/ou responsáveis e ações complementares, com cerca de quatro mil alunos do ensino médio de 22 escolas estaduais. O objetivo é a redução dos índices de evasão escolar e o baixo rendimento escolar. 

Em encontro, SEE define diretrizes para o projeto 'Professor da Família'. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Profissionais envolvidos

A previsão de início da nova metodologia de trabalho do ‘Professor da Família’ é 1º de junho. Para a continuidade do atendimento desse público, a SEE vai designar 78 Agentes Educacionais/ ATB que realizarão atividades como visitas domiciliares aos alunos e suas famílias, com elaboração de relatórios e a orientação dos alunos e famílias sobre o uso da biblioteca, motivando a importância dos hábitos de leitura. 

Também haverá a figura dos coordenadores locais, pertencentes ao quadro de servidores da escola. Entre as suas tarefas estão: a de orientar os agentes educacionais em suas visitas domiciliares de acompanhamento, organizar métodos alternativos de estudos para os alunos e estabelecer relação com os diretores e supervisão escolar.

Um coordenador institucional, na sede da SEE, realizará tarefas como elaboração do plano de participação familiar com as escolas estaduais e monitorar a execução de ações do projeto.

“Sabemos que o diferencial das melhores escolas do país está na participação da família. No momento, o projeto prioriza o ensino médio, mas o objetivo é que ele ganhe escala e possa ser aplicado a outras escolas e regiões do estado”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Para o início das atividades com a nova metodologia, as Superintendências Regionais de Ensino participantes realizarão entrevistas para a designação de profissionais para a tarefa de agentes educacionais. “Com a coordenação da Secretaria de Educação, o projeto passa a fazer parte da escola. A participação das Superintendências na seleção dos agentes educacionais vai observar critérios como avaliar se a pessoa selecionada para a tarefa de agente educacional tem o perfil da comunidade a ser atendida”, avalia a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Unaí, Neuzani das Graças Branquinho. 

Os profissionais envolvidos no projeto, como os agentes educacionais e os coordenadores locais receberão capacitações continuadas da SEE. A primeira delas está prevista para os dias 15, 16 e 17 de maio.

Acompanhamento

O ‘Professor da Família’ é um projeto estruturador e está dentro do ‘Programa Estruturador Educação da Crescer’, da Secretaria de Estado de Educação. Sua fase inicial ocorreu em 2011 sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio do Programa Oficina de Travessias.

As 22 escolas participantes do projeto em 2011 e que continuam neste ano, integram as Superintendências Regionais de Ensino de: Almenara, Araçuaí, Diamantina, Metropolitana B, Metropolitana C, Patos de Minas, Sete Lagoas e Unaí.