Municípios de Juiz de Fora e Diamantina contam com programação de atividades durante a semana

Um gênero que celebra o encontro entre músicos à base de uma melodia com influências européias. Assim pode ser definido o ‘Choro’ que nesta segunda (23/04) ganha o devido destaque com ‘Dia Nacional do Choro’. Professores e alunos do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, em Juiz de Fora – Zona da Mata, se reúnem para uma apresentação aberta à comunidade. O encontro será realizado na própria escola de música.

A apresentação ainda vai contar com convidados que participam do Clube do Choro de Juiz de Fora. “Temos hora para começar, mas não para terminar, será uma apresentação bem informal, como pede o Choro. Não há um repertório específico, pois ele será construído com os participantes no momento do encontro”, conta a professora de violão e uma das organizadoras do evento, Denise Coimbra. O dia 23 de abril é a data de nascimento de Alfredo da Rocha Viana Filho, popularmente conhecido como Pixinguinha e considerado patrono do ‘Choro’.

Quem admira, ou tem curiosidade sobre o gênero musical vai poder contemplar a apresentação gratuitamente. “A escolha em apresentar na área de entrada da escola, ao invés do auditório, é justamente despertar o interesse daqueles que tiverem passando pelo Conservatório e até mesmo na rua”, explica Denise Coimbra.

'Grupo de Choro Malandrinho' faz parte do Conservatório Estadual de Música de Diamantina. Foto: Divulgação Conservatório

Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, o ‘Choro’ será lembrado durante a semana, no Conservatório Estadual de Música de Lobo de Mesquita. Durante as aulas, os professores de violão, contrabaixo, flauta e percussão vão discutir com os alunos a história do gênero musical e de compositores como Jacó do Bandolim, Valdir Azevedo e Chiquinha Gonzaga.

“Pretendemos nos reunir com os alunos no jardim do Conservatório para uma apresentação com o nosso grupo, o ‘Grupo de Choro Malandrinho”, conta o professor de violão Felipe Leonardo de Almeida. O grupo, que existe há 12 anos, também se apresentará na reunião dos diretores das escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina que ocorrerá na próxima quinta-feira (26/04).

Grupo vai se apresentar no encontro de diretores de escolas estaduais, em Diamantina, na quinta-feira (26/04). Foto: Divulgação Conservatório

Em Araguari, no Triângulo Mineiro, o grupo de ‘Choro’ do Conservatório Estadual de Música e Centro Escolar de Arte Raul Belém, se apresenta em comemoração ao aniversário de 27 anos da escola de música. As apresentações serão hoje (23/04) e ocorrerão nos intervalos de aula do Conservatório. “O nosso grupo é composto por professores e alunos e vamos apresentar um repertório de Severino Araújo no intervalo das aulas”, explica uma das coordenadoras do grupo, Priscila Taís Lemos da Silva Barbosa. A título de curiosidade, o grupo se chama ‘Vou vivendo’, nome de um ‘Choro’ composto por Pixinguinha e Benedito Lacerda.

‘Choro’ nos Conservatórios

A Secretaria de Estado de Educação conta com 12 Conservatórios Estaduais de Música. Além das escolas de música de Juiz de Fora, Diamantina e Araguari, outros cinco Conservatórios contam com grupo de ‘Choro’. São eles: Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, em Uberaba (grupo ‘Choro de Aprendiz’), Conservatório Estadual de Música Marciliano Braga, em Varginha (grupo ‘Canarinho Teimoso’), Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares, em Visconde do Rio Branco (grupo ‘Corda Bamba’), Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, em Leopoldina (grupo ‘Leopoldina Camerata’) e Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, em Montes Claros (‘Grupo de Choro Geraldo Paulista’).