Minas Gerais ganha espaço dedicado ao debate das questões relacionadas à educação

Neste momento, na sede da Magistra, a escola de formação e desenvolvimento profissional criada pelo Governo de Minas, acontece a primeira reunião de trabalho do Fórum Estadual de Educação de Minas Gerais.

Instalado oficialmente no último dia 9 de abril, em sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Fórum agrupa representantes dos mais diversos setores e forças sociais mineiras e representa uma oportunidade singular de espaço onde as questões da educação possam ser colocadas e abordadas.

Da reunião, iniciada às 14h20 e ainda em andamento, participam representantes de entidades, órgãos, associações e federações. No momento, os integrantes discutem a proposta de regimento, com as definições das regras que regularão o funcionamento bem como as atribuições do Fórum. Os integrantes também iniciaram o debate sobre a abertura do Fórum a outras entidades e a definição dos critérios que irão regular.

O Fórum Estadual foi instituído em Minas Gerais, por meio da Resolução SEE Nº 2078, de 29 de março de 2012. Ele é composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade, como organizações, entidades de classe e instituições de ensino.

Segundo a secretária adjunta de Estado de Educação, Maria Ceres Pimenta Spinola Castro, o Fórum será um espaço aberto para a participação da sociedade. “Pretendemos ampliar o debate sobre a educação, discutindo o Plano Nacional de Educação (2011-2020), que já está no Congresso Nacional, a adequação de nosso plano estadual e os planos municipais ao PNE. Além disso, queremos acompanhar o desenvolvimento da educação em nosso Estado”.

Ainda de acordo com secretária adjunta de Educação, é preciso que a sociedade procure seus movimentos, suas organizações e associações e façam propostas que visem uma educação de qualidade.

Durante a reunião, os integrantes do fórum fizeram observações para o texto do regimento interno e definiram as datas das para as próximas reuniões. O próximo encontro está previsto para o dia 9 de maio. Também estão narcadas reuniões para os dias 24 de maio, 06 de junho e 18 de junho.