Na jurisdição da Regional de Ensino, o Programa de Intervenção Pedagógica vai atender escolas de 30 municípios

Nesta quarta-feira (11/04), a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (SRE), na Zona da Mata, apresenta a segunda fase do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para educadores das escolas dos 30 municípios atendidos pela SRE. Antes com foco nos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental, o Programa passa a expandir suas ações para os últimos anos desse nível de ensino (6º ao 9º anos). Na região, 26,3 mil alunos do ensino fundamental de escolas estaduais serão beneficiados pelo Programa. A cerimônia de apresentação será às 13 horas, no Instituto Granvery, em Juiz de Fora.

De acordo com a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Belkis Cavalheiro Furtado, a expansão do PIP possibilita um maior acompanhamento da trajetória escolar do aluno. “A importância do PIP é que ele traz para a escola o ato de intervir nas necessidades do aluno. Essa prática, já adotada nos anos iniciais do ensino fundamental, agora passa também a atender aos alunos dos últimos anos”, explica a diretora.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, palestrou sobre 'A Arte de Liderar e Construir Excelência em Educação'. Foto: Arquivo da SRE

A apresentação regional da expansão do Programa vai contar com a participação dos diretores e especialistas de escolas estaduais, secretários municipais de educação, inspetores escolares e analistas educacionais da Superintendência. A Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, vai palestrar sobre ‘A Arte de Liderar e Construir Excelência em Educação’.

Sobre o trabalho de acompanhamento das escolas municipais presentes na jurisdição, Belkis Cavalheiro destaca que a ideia de uma aproximação cada vez maior entre as redes de ensino. “O nosso interesse é de afinar, cada vez mais, essa parceria envolvendo os profissionais das redes municipais em nossas capacitações, incluindo o repasse de materiais que dêem suporte às ações em salas de aula”, completa a diretora. As 30 redes municipais de educação fazem o atendimento de 32 mil estudantes no ensino fundamental.

Encontro reuniu gestores da educação dos 30 municípios que integram a  SRE de Juiz de Fora. Foto: Arquivo SRE

Acompanhamento na Escola

O lançamento oficial, para todo o Estado, da expansão das ações do Programa de Intervenção Pedagógica ocorreu no dia 15 de fevereiro e foi feito pelo governador Antonio Anastasia e pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. O PIP já atendia a 490 mil estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental e com a expansão, outros 857 mil também são beneficiados.

Com um investimento inicial de R$13,6 milhões, a segunda fase do Programa conta com uma equipe central de 47 profissionais, que atuam na Secretaria de Estado de Educação, na Cidade Administrativa, além de 480 especialistas que se dividem em equipes regionais, em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Cada SRE também conta com um coordenador do Programa. O objetivo dos profissionais do PIP II é possibilitar que os estudantes assimilem os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), que representam o conjunto de habilidades trabalhadas em cada disciplina dos anos finais.

Leia mais:

Governador parabeniza especialistas durante lançamento de Programa de Intervenção Pedagógica