Encontro será realizado entre os dias 29 e 30 de março e contará com mais de 200 participantes
Nos próximos dias 29 e 30 de março, será realizado o ‘Seminário Prevenção da Violência e Promoção de uma Cultura de Paz nas Escolas’. Organizado pela ‘Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores', o Seminário busca promover um ambiente de discussão entre educadores sobre a questão da violência nas escolas, dos direitos humanos e da exclusão social. O encontro será realizado na sede da Escola de Formação, em Belo Horizonte.
Durante os dois dias de encontro, os mais de 200 participantes assistirão a uma palestra sobre ‘A Mediação de Conflitos no Espaço Escolar’, mesa redonda sobre ‘O Fenômeno da Violência, a Educação em Direitos Humanos e a Escola’, entre outras atividades como uma visita às dependências da Magistra. Nos dois dias do encontro, o Seminário contará com atividades das 9 horas às 17 h30.
“A Escola busca proporcionar espaços de discussão investindo na criação de cursos e realização de seminários. Esse é o primeiro seminário que a Magistra está oferecendo sobre este tema que dá início a discussão de um problema atual”, explica vice-diretora da Magistra e coordenadora de programas e projetos.
Estarão presentes 75 educadores das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C, além de representes do Programa de Intervenção Pedagógica, do Projeto Reinventando o Ensino Médio, além de representantes da sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Também foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) escolas do entorno da sede da Magistra, Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais e do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Transmissão ao vivo
Os dois dias do Seminário serão transmitidos ao vivo pela internet. Para acompanhar a transmissão, o interessado deve acessar a página da Magistra, no endereço: magistra.educacao.mg.gov.br/aovivo. Esta será a primeira transmissão feita pela equipe da Escola de Formação em caráter experimental.