Mais de 3,7 mil escolas da rede estadual escolhem nesta sexta-feira (23-03) os membros de seus colegiados

As escolas da rede estadual de ensino realizam nesta sexta-feira (23-03) as eleições dos membros dos Colegiados Escolares. O objetivo da eleição é escolher representantes da comunidade escolar que irão auxiliar na tomada de decisões referentes a escola. A contagem dos votos das eleições que acontecem nas mais de 3,7 mil escolas da rede deve ser divulgado para comunidade escolar ainda hoje. Já a posse dos membros será realizada no dia 30 de março.

Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, são escolhidos pela comunidade escolar, para exercerem mandato de dois anos, mediante processo de eleição. A eleição é feita por segmento, ou seja, alunos votam em alunos, professores em professores e assim por diante A votação é secreta e feita em urnas. Vencem a eleição os candidatos mais votados. O número de membros do órgão está relacionado ao número de alunos da escola.

Na Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte, eleições foram tranquilas. Foto: Arquivo Escola

Segundo a diretora da Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte, Amélia Lúcia Leite Botelho, as eleições na escola transcorrem dentro da normalidade. “Está tudo tranquilo. Os pais que vêm estão preocupados em colocar um representante bom. A comunidade que sempre participou continua atuante”.

Colegiados Escolares

Os Colegiados Escolares são órgãos representativos da comunidade escolar que possuem funções que compreendem às diretrizes pedagógicas, administrativas e financeiras referentes ao projeto pedagógico da escola. Além da análise de questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentação de sugestões para solução de problemas.

Entre as atribuições do colegiado, está a de votar o destino das verbas que chegam à escola e, caso necessário, conferir o material adquirido. Por exemplo, se a escola comprou 80 carteiras, quando elas chegam o órgão deve conferir a qualidade do material e se a quantidade está correta. O colegiado também deve se os projetos da escola estão surtindo efeito.

Na Escola Estadual Delfim Moreira, em Araxá, membros do colegiado serão conhecidos nesta sexta-feira. Foto: Arquivo Escola

O colegiado pode ser composto por representantes dos seguintes segmentos: professores e especialistas da educação básica e demais servidores da escola, além de representantes da comunidade atendida pela escola, como aluno regularmente matriculado e frequente no ensino médio ou com idade igual ou superior a 14 anos. Também podem participar pais ou responsáveis por alunos menores de 14 anos.

O colegiado é presidido pelo diretor ou coordenador da escola e as decisões são tomadas pela maioria dos membros.