Ação do Governo de Minas também é destinada aos profissionais de saúde, assistência social e defesa social
Educadores da rede pública de Minas Gerais podem participar da segunda edição do ‘Aliança pela Vida – Curso de Extensão: Prevenção em Pauta’. Com carga horária de 80 horas, o curso a distância, tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes para que atuem como multiplicadores nas ações de prevenção, tratamento, reinserção social e promoção de saúde, na área de dependência química. As inscrições devem ser feita na página do Portal Minas Saúde . A previsão é que o curso comece em meados de março, com a oferta de 20 mil vagas.
Também podem se inscrever os profissionais de saúde, assistência social, defesa social, sistema prisional, sistema sócio educativo e agentes. Na segunda edição do curso, outro público terá direito a participação. São os alunos que cursam o ensino médio na rede pública e que possuem, no mínimo, 16 anos. A ideia é que eles também atuem como multiplicadores no trabalho de conscientização nas escolas.

O curso a distância é ofertado por meio do canal Minas Saúde e da plataforma Moodle. Toda quinta-feira, os participantes poderão assistir, ao vivo, a uma aula das 15 às 16 horas que vai abordar algum assunto da temática de dependência química. A aula tem o formato de um debate e conta com a participação de especialistas no tema. O vídeo também é postado na plataforma Moodle para que os participantes possam utilizá-lo como fonte de consulta para a realização das atividades. Na plataforma, também serão disponibilizadas outras fontes de pesquisa para os alunos. Os participantes poderão debater os temas abordados com os tutores do curso.
A primeira edição do ‘Aliança pela Vida – Curso de Extensão: Prevenção em Pauta’ certificou cerca de 20 servidores, em dezembro de 2011. O curso é uma ação intersetorial do Governo de Minas e conta com a participação da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Defesa Social e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: nead@portalminassaude.com.br.
Canal Minas Saúde
O Canal Minas Saúde atinge, aproximadamente, 11 mil localidades, entre estabelecimentos de saúde, centros de referência de assistência social, presídios e unidades sócio educativas. Pela rede estadual de ensino, 93% das escolas já possuem as antenas que retransmitem a programação do Canal.