Estão expostos trabalhos realizados por todos os 47 Núcleos de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação

Quem passar pela Cidade Administrativa nos próximos dias terá a oportunidade de visitar uma exposição repleta de boas práticas pedagógicas.  Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão apresentando, por meio, de banners as ações realizadas durante o ano.  Os trabalhos estão expostos no subsolo que liga os prédios Minas e Gerais.

Servidores e visitantes poderão ver exposição na Cidade Administrativa. Foto: Geanine Nogueira ACS SEEEntre as iniciativas que estão sendo apresentadas na exposição estão o trabalho realizado durante o ano pelo NTE da Superintendência Regional de Ensino de Almenara.  O Núcleo trabalha com a capacitação de professores e especialistas, que são os responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido. Durante o ano, foram capacitados 85 professores e 19 especialistas de 18 escolas estaduais e seis municipais da jurisdição.

Em 2011, o Núcleo realizou capacitações que ajudaram os educadores a trabalhar com ferramentas como o editor de texto ‘Writer’, editor de apresentação ‘Impress’ e o editor de planilhas ‘Calc’. Os professores também aprenderam a navegar em sites como o do Centro de Referência Virtual da Secretaria, é o que explica o coordenador do NTE de Almenara, Aguinaldo Coelho de Matos. “A capacitação ajuda o professor a desenvolver atividades pedagógicas com o aluno. Orientamos o educador a buscar dentro da tecnologia a ferramenta mais adequada para o conteúdo trabalhado”. Em todos os NTEs foram capacitados 7.921 servidores das áreas pedagógica e administrativas e alunos.


Núcleos de Tecnologia Educacional

Trabalhos estão expostos no subsolo que liga os prédios Minas e Gerais. Foto: Geanine Nogueira ACS SEEOs NTEs são formados por técnicos de suporte e pedagógico, que promovem cursos e oficinas, dando suporte tecnológico, acompanhando e avaliando os projetos pedagógicos das unidades escolares relacionadas à jurisdição da SRE. Entre as atribuições dos técnicos de suporte está à manutenção dos equipamentos de informática, apoio e coordenação de eventuais serviços de terceiros, com o objetivo de assegurar a implementação da rede física das escolas. Já os técnicos pedagógicos devem fazer com que as escolas da Superintendência possam utilizar as Tecnologias Educacionais para a melhoria da qualidade do ensino, através de monitoramento, apoio e controle das atividades realizadas nas escolas.

O núcleo como um todo é ainda responsável por promover capacitações de docentes, administrativos e técnicos. Por meio do Projeto Escola em Rede, que tem por objetivo propiciar às escolas do sistema estadual de ensino de Minas Gerais um acesso democrático às novas tecnologias. Só entre os anos de 2009 e 2011, os Núcleos de Tecnologia Educacional, já capacitaram quase 18 mil educadores.