Ao todo, dez escolas da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano participam do programa

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano está apresentando para comunidade o resultado de diferentes oficinas realizadas durante este ano pelos cerca de 300 estudantes envolvidos diretamente no Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas). Entre as atrações apresentadas no evento estão exposições de trabalhos artesanais, apresentações teatrais e musicais.  A exposição que acontece no Hall de entrada da SRE termina nesta segunda-feira (12-12).

“Temos na Superintendência 10 escolas que desenvolvem o Programa, por isso, montamos um cronograma de apresentações. As escolas expõem os trabalhos que desenvolveram ao longo do ano em oficinas e apresentam as ações para a comunidade”, ressalta uma das coordenadoras do Peas na SRE, Rosane Aparecida Dutra.

Estudantes apresentam seus projetos para comunidade. Foto: Arquivo ACS/SEE

Entre as escolas que apresentaram suas ações está a Escola Estadual Professora Celina Machado, em Coronel Fabriciano. A escola trabalha com o Programa desde 1998 e hoje atende a cerca de 150 alunos do ensino fundamental. A diretora, Mariângela Drumond, lista as ações que a escola desenvolve. “Nós temos oficina de pintura, de bordado, de artesanato e bisqui. Os alunos do Peas também participam de aulas de violão e produzem um jornal. Os estudantes gostam muito do Programa, temos alunos que já saíram da escola e hoje são oficineiros voluntários”.

Já estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual João Walmick, no município de Ipatinga, Laysla Ketlen Carvalho Araújo, conta o que aprendeu com o Programa. “Nós apresentamos na exposição cartazes e o resultado de oficinas realizadas na escola como a de reciclagem. Eu entrei no Peas esse ano e já aprendi muitas coisas, entre elas a não ter preconceito e a conviver bem com o próximo. Quero fazer a diferença e passar para as outras pessoas o que aprendi no Peas”.

Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas)

 O foco do Programa é o jovem como fonte de soluções, de iniciativas, de compromisso e soluções para a sua comunidade. O objetivo central é a promoção do desenvolvimento pessoal e social do adolescente através de ações de caráter educativo e participativo. O Peas trabalha em três áreas: sexualidade e afetividade; formação cidadã; mundo do trabalho e perspectiva de vida. A partir dessas linhas, as escolas escolhem um tema, um professor e um grupo de alunos são capacitados e depois repassam o conteúdo aos outros colegas.