Ao todo, 35 estudantes do 5º ano do ensino Fundamental da SRE de São João del-Rei serão premiados nesta sexta-feira (02-11)

O gosto pela Matemática levou a estudante do 5º do ensino fundamental da Escola Estadual Jaime Ferreira Leite, no município de Itutinga, Larissa Maria da Silva, a ser premiada nessa sexta-feira (02-11). Ela está entre os 35 estudantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-Rei que se destacaram durante o ano em atividades que envolviam o raciocínio lógico. “Vou representar minha escola na Gincana de Matemática porque me sai bem nas atividades propostas. O que eu mais gostei de fazer durante o ano foi trabalhar com fração”, conta.

A Gincana de Matemática é uma parceria entre a Superintendência e a Universidade Federal de São João del Rei. A iniciativa acontece no decorrer do ano letivo através de quatro módulos. Nesses módulos, os estudantes trabalham com a resolução de problemas, sistema numeração decimal, geometria, multiplicação, divisão e fração. Sempre tendo como base a matriz de referência do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), a matriz de ensino e boletins pedagógicos. Este ano, ao todo, 19 escolas da jurisdição da SRE participaram da Gincana.Premiação da Gincana de Matemática em São João del-Rei. Foto: Arquivo ACS/SEE

Para auxiliar as escolas na escolha dos estudantes que iriam representa-lá, a Superintendência enviou para as instituições uma apostila com sugestões de atividade lúdicas e práticas a serem desenvolvidas ao longo do ano.

A professora de Matemática do 5º ano do ensino Fundamental da Escola Estadual Jaime Ferreira Leite, Laisy Mara Vassalo Nascimento, conta como foi o desenvolvimento da Gincana em sua instituição. “Aqui na escola os estudantes gostaram muito das atividades propostas. Nós desenvolvemos atividades em grupo e individuais e muitas delas aconteciam no pátio da escola”.

A diretora da SRE de São João del-Rei, Ana Lúcia lobão Rezende Fam, ressalta a importância da Gincana  para o estimulo da Matemática nos alunos do ensino fundamental. “O evento foi criado a partir do momento que nós precisávamos fazer alguma atividade especifica para os anos finais do ensino fundamental. Pretendíamos despertar o interesse e a curiosidades dos estudantes pela disciplina”.