Levantamento mostra que realização das provas do Proeb aconteceu de forma tranquila em todas as regiões do Estado

Terminou nesta sexta-feira (25-11) o período de aplicação das provas do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb), exame que permite analisar todo o percurso educacional do aluno, pois é aplicado sempre ao fim dos ciclos de aprendizagem. Durante toda esta semana, cerca de 900 mil alunos dos ensinos fundamental e médio das redes estadual e municipais fizeram provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a supAplicação das provas do Proeb na Escola Estadual Antônio Souza Martins, no município de em Ituiutaba. Foto: Arquivo Escolaerintendente de Avaliação Educacional, Maria Inez Barroso Simões, a aplicação das provas foi tranquila em todas as regiões do Estado. “Os diretores e professores concluíram o processo com a maior seriedade, garantindo o sucesso da aplicação dos testes. A participação dos estudantes ficou acima dos 80%”.  Ainda de acordo com a superintendente, quase 98% das escolas já aplicaram as provas. “Algumas escolas localizadas na zona rural das Superintendências Regionais de Ensino de Leopoldina, Montes Claros e Guanhães tiveram que alterar o calendário de aplicação por causa da chuva. Por isso, vão encerrar a aplicação dos testes na próxima semana”.
Um dos destaques na prova do Proeb foi a participação de diretores, professores e comunidade escolar.

Segundo Maria Inez, o clima tranquilo de aplicação das provas comprovou mais uma vez o empenho e compromisso dos professores e diretores.  Um bom exemplo foi a Escola Estadual Antônio Atanásio, no município de Carmo de ParEscola Estadual Antônio Atanásio, no município de Carmo do Paranaíba. Foto: Arquivo Escolaanaíba.

A escola, que atende a 423 alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, contou com 100% de participação nos testes e criou uma forma de envolver todos os estudantes. De acordo com o diretor Paulo César Silvano, o envolvimento da comunidade escolar foi essencial. “Os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio fizeram as provas do Proeb, mas os professores elaboraram provas para que todas as outras séries fizessem uma avaliação interna da escola. O clima foi muito positivo”, explica.

As provas agora serão recolhidas pelas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado e encaminhadas ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Caed é parceiro da Secretaria na avaliação do Proeb e ficará responsável pela digitalização e correção das provas, além de elaborar a análise estatística dos testes. A previsão é de que o resultado das provas seja divulgado em março de 2012.

Aplicação das provas do Proeb na Escola Estadual Jornalista Jorge Paes Sardinha, em Belo Horizonte. Foto: Arquivo Escola

Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb)

Criado pela SEE, o Proeb permite avaliar todo o percurso educacional do aluno, pois é aplicado sempre ao fim dos ciclos de aprendizagem. Fazem a prova todos os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Aplicado desde o ano 2000, o Proeb testa o conhecimento dos jovens em Português e Matemática.

As provas do Proeb são aplicadas na própria escola, sendo que os professores trocam de turmas durante a aplicação. Há um caderno para Português e outro para Matemática, cada um com 39 questões. Cada prova é aplicada em um dia e os alunos têm duas horas e meia para completar o teste.