Conservatórios atendem cerca de 30 mil alunos e são vistos como estratégias para o ensino de música no Estado
O ensino da música nos 12 Conservatórios Estaduais e nas escolas mineiras ganhará um reforço nos próximos três anos. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (10/11), com os diretores e especialistas dos Conservatórios e diretores das superintendências regionais de ensino, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, destacou a importância de se formar uma rede entre as escolas de música mineiras para ampliar a qualidade do ensino dessa arte. Atualmente, os Conservatórios atendem a cerca de 30 mil alunos com a oferta de cursos técnicos.

“A partir deste encontro nós precisamos reforçar o trabalho realizado em nossos Conservatórios ao longo dos anos. Vamos nos esforçar, de forma sistemática, para um trabalho articulado, em rede, entre os Conservatórios, com o apoio da Escola de Formação”, destaca Ana Lúcia Gazzola.
De acordo com a diretora do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, em Leopoldina, Elma Aparecida de Almeida Silva Nogueira, a proposta de integração entre os Conservatórios possibilita a troca de experiências a partir dos trabalhos realizados. “Esse conceito de rede é interessante porque é um Conservatório ajudando o outro. Os trabalhos feitos em cada escola de música podem ser repassados às outras. É uma troca das boas experiências”, avalia a diretora.
Entre os trabalhos desenvolvidos pelo Conservatório Lia Salgado está a oferta de cursos para cerca de 120 estudantes da Escola Estadual Augusto dos Anjos, em Leopoldina. Os estudantes fazem parte do projeto ‘Escola de Tempo Integral’, da Secretaria de Estado de Educação. “É um trabalho que atende esses estudantes no contraturno do período escolar. Os estudantes participam dos cursos de musicalização, coral e instrumentos musicais.
Capacitação
As discussões para essa proposta de trabalho serão realizadas durante esta quinta e sexta-feiras. Um dos pontos a serem debatidos durante a reunião será a retomada de capacitação dos docentes. “Pensamos em resgatar a função dos Conservatórios de formação de professores para os Conservatórios e a formação continuada. É uma proposta que vai atingir também as escolas estaduais de educação básica, a partir do ensino do conteúdo música nas escolas”, explica o coordenador dos Conservatórios, Gilbert Lemos Gouvea.
Durante o encontro, os Conservatórios farão apresentações sobre os trabalhos realizado, vão discutir as propostas de apoio da Secretaria de Estado de Cultura, receberão orientações sobre o uso de tecnologias na gestão educacional dos Conservatórios, além da proposta de organização da 4º Mostra dos Conservatórios. A Mostra é o momento em que as escolas de música apresentam os trabalhos desenvolvidos com os alunos durante o ano.
Conservatórios
Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação. Com o objetivo de atender a diversas regiões do estado, Minas conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João Del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros no Norte de Minas, Diamantina no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.
Confira no Blog da Educação:
Esta semana é o violão que dá o tom