Desde o último dia 15, 78% das escolas e 3,7 mil professores retomaram a rotina de aulas na rede estadual mineira

As escolas estaduais continuam retomando as atividades normais em todo o Estado. Nos últimos seis dias letivos, período após o qual o Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou a greve ilegal e abusiva, 78% das escolas voltaram a funcionar normalmente. De acordo com o último levantamento da Secretaria de Estado de Educação, há hoje no estado 10 escolas totalmente paralisadas, enquanto na última quinta-feira esse número era de 45.

O gráfico abaixo demonstra como a paralisação afetou as escolas desde o início do movimento. O número máximo de escolas que ficou totalmente paralisadas foi 182, mas desde meados de agosto esse número vem caindo.

22.09.2011-escolas-totalmente-paralisadas

O número de professores que voltaram às salas beira os quatro mil. Também desde a última quinta, 3,7 mil docentes retomaram as atividades profissionais e o número de paralisados caiu de 13.490 (15/09) para 9.767 (22/09), o que equivale hoje a 6,23% do quadro. Em substituição aos professores que ainda estão parados, a Secretaria continua contratando professores substitutos para todas as séries da educação básica. Até hoje, foram designados 2.993 professores substitutos.

Na última quarta-feira (21/09), a Secretaria de Estado de Educação publicou resolução convocando os professores designados que ainda não retornaram às salas de aula. Eles terão 48 horas, a contar da data de publicação da resolução, para retornarem ao trabalho. Caso o retorno não se dê, a Secretaria tomará as medidas legais cabíveis a partir da próxima segunda-feira, 26/09.

A partir da decretação da ilegalidade da greve, a Secretaria passou a informar diariamente ao Ministério Público Estadual o quadro diário da paralisação. O MPE recebe, desde a segunda-feira (19/09), informe autenticado com a situação do movimento em Minas Gerais.