Para participarem, os alunos devem enviar textos com a temática ‘O Brasil que a gente quer é a gente quem faz’
Alunos de 16 a 19 anos que cursam o 2º ou o 3º ano do ensino médio têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um senador. Por meio do “IV Concurso de Redação do Senado Federal’, os estudantes vão à Brasília conhecer a estrutura e o funcionamento do de trabalho do Poder Legislativo Brasileiro. Para participarem, os alunos devem produzir uma redação com o tema ‘O Brasil que a gente quer é a gente quem faz’. Cada escola deve selecionar um trabalho para representá-la e encaminhar à Secretaria de Estado de Educação (SEE) até o dia 30 de setembro.
As instruções e os informativos a serem enviados para a SEE estão disponíveis no kit do concurso que já foi encaminhado às escolas, mas que também pode ser obtido na hotsite do concurso. O material é composto por um regulamento, ficha de inscrição, folha para a redação e um envelope que deve ser encaminhado para o endereço: Rodovia Américo Gianetti, s/n, Cidade Administrativa, Prédio Minas, 11º andar. Após o encaminhamento, uma comissão julgadora da Secretaria vai avaliar e definir os 1º, 2º e 3º lugares que serão encaminhados para o Senado Federal, onde outra comissão fará a seleção final e apontará os três primeiros colocados nacionais.
O resultado com os ganhadores de cada estado, mais o Distrito Federal, serão divulgados no dia 11 de novembro e vão representar suas respectivas unidades federativas, em Brasília, no Programa Jovem Senador, em novembro. O concurso é realizado pela Secretaria de Relações Públicas do Senado e tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.