Aumento do número de designados nas escolas estaduais garantem a preparação dos estudantes para o Enem

O Governo de Minas segue desenvolvendo ações para garantir que os alunos do 3º ano do ensino médio cheguem preparados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. Em levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Educação ficou confirmado que 2.404 professores necessários para substituir os docentes afastados devido à paralisação da categoria já foram designados. Com esse número, o Governo supre praticamente toda demanda por substitutos e os estudantes do 3º ano na rede continuam normalmente a preparação para o Exame.

A designação de professores para o 3º ano foi autorizada no início de agosto, com o intuito de minimizar o impacto da paralisação parcial dos professores sobre os alunos que farão o Enem. Os designados atuam no lugar do professor paralisado e retomam a rotina de preparação para o Exame e as aulas normais. Nas escolas onde o titular já retornou às salas, a SEE autorizou que os designados sejam mantidos até o fim do ano para ajudar nas aulas de reposição e, dessa forma, garantir preparação intensiva para o Enem. A manutenção do professor designado fica a cargo da direção da escola.

Na Escola Estadual Barão do Rio Branco, no município de Itajubá - Sul de Minas, o professor designado para as disciplinas de Biologia e Química já realiza atividades de reforços com os 70 alunos do último ano do ensino médio. Na escolas, todos os professores de sala de aula retomaram as atividades na semana passada. "Fiz uma reunião com os professores para que eu pudesse fazer um trabalho paralelo. Pela manhã, os alunos têm a aula convencional das matérias. Na parte da tarde faços exercícios com os estudantes e tiro as dúvidas que ficaram. É um trabalho que foca nas dificuldades dos alunos dentro dessas disciplinas", explica o professor Marcelo Alexandre Alves.