Cerca de 40 educadores trocaram experiência sobre o ensino da educação infantil em capacitação realizada na Superintendência

 A garantia de um ensino de qualidade ganha mais um reforço na Superintendência Regional de Ensino de Januária (SRE). Analistas educacionais e inspetores começam, nesta semana, uma série de visitas às 19 escolas estaduais que ofertam o Curso Normal, voltado para a formação de profissionais para atuarem na educação infantil.

 

“As visitas serão para monitorar e manter a qualidade dos cursos. Os municípios de nossa jurisdição sempre precisam de educadores na educação infantil. Com esse acompanhamento vamos continuar investindo na qualidade e na formação de educadores preparados”, explica a diretora educacional da SRE.

Atualmente, a Superintendência conta com mais de 600 alunos no Curso Normal. Apenas no último semestre formaram cerca de 500 educadores.

Capacitação em Januária é o ponto de partida para a visitas às escolas que ofertam o Curso Normal. Foto: Arquivo SRE

Capacitação

Antes das visitas, cerca de 40 educadores das escolas que ofertam o Curso Normal participaram de uma capacitação, ocorrida na semana passada no auditório da SRE de Januária. Na ocasião, foram apresentados trabalhos desenvolvidos com os alunos de cinco escolas. “Foram apresentadas experiências de trabalhos realizados dentro dos cursos. A partir desses trabalhos vamos articular planejar e desenvolver atividades com base na matriz curricular e no enriquecimento da prática de formação dos novos profissionais”, lembra a diretora Educacional.

Entre os trabalhos apresentados no Curso, está o da Escola Estadual Pio XII do município de Januária. Na escola, os alunos do Curso Normal desenvolveram um projeto de leitura e escrita que foi trabalhado com os estudantes dos anos iniciais da mesma escola. “Já encaminhamos um email para as escolas com detalhes desse trabalho e com nossa sugestão de planejamento de aula”, explica a diretora da escola, Mônica Pimenta.