Em encontro, os participantes analisam os conteúdos trabalhados em Língua Portuguesa e Matemática com os alunos

Os educadores da rede pública que trabalham com alunos do chamado ciclo complementar (4º e 5º anos do ensino fundamental) têm nesta semana uma oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos nos conteúdos avaliados pelo Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb). Participam do encontro representantes das secretarias municipais de educação, analistas educacionais e inspetores escolares. A capacitação começou ontem e termina hoje (06/09). O encontro é realizado no Centro Universitário de Patos de Minas, em Patos de Minas.

Nos dois dias de capacitação, os participantes estudam todos os assuntos previstos na Matriz Curricular do Ciclo Complementar para o trabalho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No caso específico do 5º ano, os participantes ainda dão um enfoque nos assuntos que são temas de avaliação do Proeb.

Capacitação na SRE de Patos de Minas envolve educadores do ciclo complementar. Foto: Arquivo da SRE

Segundo a diretora Educacional da SRE de Patos de Minas, Mary Barcelos, serão capacitados profissionais do 4º e 5º ano do ensino fundamental. “O objetivo é capacitar o professor para que ele tenha condições de desenvolver bem seu trabalho visando bons resultados nas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave)”.

Após a capacitação, cada participante receberá uma apostila contendo todo o material utilizado nas oficinas, reproduzida com recursos descentralizados pela Secretaria de Estado de Educação.

Programa de Avaliação da Educação Básica

Este ano, a aplicação das provas do Proeb será entre os dias 24 e 28 de outubro. No exame, os alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio terão seus conhecimentos avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O Proeb 2010 apontou um crescimento do desempenho dos estudantes em todos os níveis avaliados.

No 5º ano do ensino fundamental tiveram crescimento de 3,3 pontos em Língua Portuguesa e 8,9 em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental, a proficiência cresceu 3,6 pontos em Português e 7,5 em Matemática. Já no 3º ano do ensino médio, os dados apontaram um salto de 7,4 pontos em Língua Portuguesa e de 6,6 pontos em Matemática.