Estudantes tem até o dia 12 para enviar seus trabalhos para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs)
Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais têm até o dia 12 de setembro para participarem do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas". Os textos devem ser produzidos em sala de aula, sob orientação do professor. Entre os critérios para avaliação dos textos está a coerência com o tema, a originalidade, a organização das ideias e a correção gramatical. As redações devem ser manuscritas com caneta de tinta preta ou azul. Os textos devem ser enviados para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) que serão as responsáveis por selecionar as redações vencedoras de cada região.
Cada escola deverá participar com apenas uma redação por nível de ensino, sendo assim, cada escola poderá participar com, no máximo, duas redações. O resultado final será divulgado em 10 de novembro, nos sites da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Serão premiados, ao todo, 94 estudantes de escolas públicas. Eles vão receber um notebook e terão suas redações publicadas em livro que será editado pela ALMG. Os professores que orientarem a elaboração das redações e as escolas dos ganhadores do concurso também serão premiadas com um notebook.
História de Minas
O concurso de redação, que é promovido pela SEE em parceria com a ALMG vai homenagear o tricentenário das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, comemorado em 2011. Entre os objetivos da iniciativa está o incentivo dos alunos à pesquisa e estudo da história de Minas Gerais, considerando a importância da mineração na história do Estado e na formação da identidade mineira.