Encontro realizado pela Superintendência Metropolitana C reúne cerca de 460 educadores para capacitações com oficinas
O ensino pode ser mais atrativo quando professores utilizam oficinas para seus trabalhos em sala de aula. Pensando nesta ideia, a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C realiza até esta terça-feira, a capacitação de cerca de 460 professores e especialistas do 3º ano do ensino fundamental de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves. O Encontro é realizado no Centro de Convenções de Ribeirão das Neves. Desde o dia 09 de agosto, os educadores traçam estratégias de ensino para a alfabetização e letramento dos alunos do Ciclo da Alfabetização. O trabalho é realizado em grupos. A capacitação é feita pelos educadores do Programa de Intervenção pedagógica (PIP) da SRE.
Durante a reunião, os professores participam de oficinas na área de Língua Portuguesa que contribuem para o trabalho da leitura, produção de texto, oralidade, apropriação, compreensão e valorização da escrita. “Todo início de oficina tem um embasamento teórico, com base nesses eixos. Queremos utilizar o lúdico e o prático para despertar de forma prazerosa o interesse do aluno”, explica a diretora Educacional da Metropolitana C, Alessandra Cristine Miranda de Faria.

Nas oficinas de Matemática, o foco está em trabalhar o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Por meio de jogos concretos como ábaco, que trabalha o sistema de numeração decimal, os professores têm a oportunidade de aprimorarem suas técnicas de ensino no campo das exatas. “É por meio dos jogos que se desperta na criança a construção do conceito de número, além dos usos e apropriações que podem ser feitas com ele”, completa a diretora Educacional.

PIP nos anos finais
No mesmo período em que ocorre a capacitação dos professores do Ciclo da Alfabetização (1º a 3º anos do ensino fundamental), a nova equipe de educadores da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C que vai atuar com o PIP nos anos finais do ensino fundamental passa por uma capacitação na própria Superintendência. Composta por 14 pessoas, a equipe conta com especialistas nas áreas do Conteúdo Básico Comum (CBC). São cinco educadores de Língua Portuguesa, quatro de Matemática e um para cada uma das outras disciplinas do CBC que são: História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira - Inglês.