Novas vagas no PEP, Jogos escolares, olimpíadas do conhecimento e avaliações marcam o calendário até o fim do ano
O segundo semestre letivo começa nesta segunda-feira (01/08) para os estudantes da rede estadual e marca o início de cinco meses repletos de atividades. Logo na segunda semana de aula, por exemplo, acontece a fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e ainda no mês de agosto será realizada também a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em setembro, há os exames do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). O Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcam o mês de outubro. Em novembro, os estudantes fazem a Prova Brasil e a Avaliação da Aprendizagem. Para as escolas que não alteraram o calendário letivo de 2011, a previsão é de que as aulas se encerrem no dia 16 de dezembro.
O semestre letivo começa com a última fase dos Jemg. Cerca de quatro mil alunos de todas as redes de ensino participam da etapa estadual da competição que será realizada entre os dias 08 e 13 de agosto, em Juiz de Fora. O destaque são justamente os alunos da rede estadual, que são maioria entre os atletas nas modalidades individuais e coletivas. Entre os 875 atletas inscritos para modalidades individuais, 570 são de escolas estaduais. Já nos esportes coletivos, a rede estadual conta com 50 equipes. Os estudantes, que possuem entre 12 e 17 anos, vão participar das modalidades Handebol, Vôlei, Futsal, Basquete, Atletismo, Xadrez, além das provas que entram apenas na fase estadual, como Ginástica Rítmica, Peteca, Tênis de Mesa, Natação e Atletismo PCD, destinado a atletas com deficiências.
Ainda em agosto, a competição sai do âmbito esportivo e entra na área do conhecimento. No dia 17, acontece a primeira etapa da 7º Edição da Obmep. Em Minas Gerais, quase dois milhões de alunos vão fazer as provas, o que representa 10% dos inscritos em todo o país, número que ultrapassa os 18,7 milhões de estudantes. Nesta fase da competição, o estudante faz uma prova de múltipla escolha com 20 questões. O exame é realizado na escola em que estuda. A segunda etapa está marcada para o dia 05 de novembro. Nas últimas quatro edições, Minas Gerais ocupou a primeira posição entre os estados na competição.
Avaliações da Educação
Os exames do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) também serão realizados neste semestre. O primeiro dele é o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que será aplicado entre os dias 26 e 30 de setembro. A avaliação é feita com estudantes do 3º ano do ensino fundamental e verifica o conhecimento de leitura desses alunos. De forma amostral, os anos dos 2º e 4º anos também fazem o Proalfa. A última edição das provas, em 2010, apontou que 86,2% dos alunos com oito anos sabem ler em Minas Gerais.
A aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb) será entre os dias 24 e 28 de outubro. No exame, os alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio terão seus conhecimentos avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O Proeb 2010 apontou um crescimento do desempenho dos estudantes em todos os níveis avaliados.
No 5º ano do ensino fundamental tiveram crescimento de 3,3 pontos em Língua Portuguesa e 8,9 em Matemática. No 9º ano do ensino fundamental a proficiência cresceu 3,6 pontos em Português e 7,5 em Matemática. Já no 3º ano do ensino médio, os dados apontaram um salto de 7,4 pontos em Língua Portuguesa e de 6,6 pontos em Matemática.
Outra avalição da educação que acontece neste semestre é a Prova Brasil, que é aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) e serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Destinada aos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, a Prova Brasil avalia os estudantes quanto à leitura, em língua Portuguesa e a resolução de problemas, na área de Matemática. A avaliação, que é feita por estudantes da rede pública, ocorrerá entre os dias 07 e 18 de novembro. A última nota do Ideb aponta que Minas Gerais possui os melhores anos iniciais do país, com de 5.8 pontos no índice.
Educação Profissional
O Programa de Educação Profissional (PEP) abre o semestre com novidades. Está previsto para o mês de agosto o início do processo que vai abrir 60 mil novas vagas para jovens no PEP em 2012. O primeiro passo será o credenciamento das instituições de ensino para a oferta dos cursos, que será divulgado este mês. O credenciamento é necessário para que se possa fazer o levantamento de vagas e de cursos a serem ofertados. Já as inscrições dos candidatos devem ter início na segunda quinzena de setembro, com provas em outubro. Atualmente, o programa oferta mais de 80 cursos, em 155 municípios mineiros. Em 2012, o PEP terá duas ofertas anuais de vagas, sendo 30 mil em cada abertura.
O PEP para Jovens e Adultos (PEP EJA) também vai abrir novas vagas neste semestre. Na modalidade subsequente, o PEP EJA vai ofertar cerca de oito mil vagas nos curso profissionalizantes de Administração e Secretariado em todas as regiões do estado. As provas de seleção estão previstas para setembro.
Exames Supletivos
Está previsto para setembro o período de inscrições para a segunda edição dos Exames Supletivos 2011. Com a aprovação nos exames, os candidatos vão obter a certificação de nível fundamental ou nível médio. Para se inscrever, os candidatos deverão ter idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. A previsão é que as provas sejam realizadas em dezembro. O resultado dos exames da primeira edição, realizados nos dias 16 e 17 de julho, estará disponível no dia 22 de agosto, via internet, no site do supletivo, conforme edital.