Os textos devem ter como temática: ‘O Brasil que a gente quer é a gente quem faz’ e devem ser enviados até o dia 30 de setembro
Estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio e na faixa dos 16 a 19 anos podem vivenciar a rotina de um senador, além de conhecer a estrutura e funcionamento do ambiente de trabalho do Poder Legislativo Brasileiro. Para ter essa oportunidade, os alunos do ensino médio devem participar do ‘IV Concurso de Redação do Senado Federal’ que tem como tema ‘O Brasil que a gente quer é a gente quem faz’. Os ganhadores de cada estado e distrito federal representarão suas respectivas unidades federativas em Brasília no Programa Jovem Senador, em novembro. O concurso organizado pela Secretaria de Relações Públicas do Senado tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE).
Para participar, educadores e estudantes devem ler as orientações previstas no kit do concurso. A seleção é composta de quatro etapas. Na primeira, cada escola seleciona uma redação para representá-la (30/09); na fase seguinte é definida a redação que vai representar unidade federativa (21/10); no terceiro momento o Senado e o Consed vão selecionar a redação vencedora (04/11). A divulgação do resultado final ocorre no dia 11 de novembro. Toda a orientação para o concurso pode ser obtida no kit enviado às escolas. O material é composto por um regulamento, ficha de inscrição, folha para a redação e um envelope. O conteúdo do Kit também pode ser acessado em www.senado.gov.br/concursoredacao.

Márdey Santana Silva, 17 anos, participou da terceira edição do concurso, realizada em 2010. Na ocasião, ele era aluno da Escola Estadual José Marciano Brandão, em Lagoa Formosa, no Triangulo Mineiro. Em seu texto, ele teve que escrever sobre ‘Brasília, a capital dos brasileiros’. Para isso ele fez uma analogia entre a capital do país e o corpo humano. Nesta relação, Brasília seria o cérebro do Brasil. A criatividade do estudante resultou na melhor redação do estado. O jovem, que atualmente cursa Física Médica, na Universidade Federal de Uberlândia, acredita que a troca de experiências é algo que vai ser levado por toda a sua vida. “Em Brasília, conheci estudantes de outros estados, com outras culturas. Visitei o Senado, a Câmara dos Deputados e outros locais que lidam diretamente com o governo federal”, explica o jovem.
Bom desempenho de Minas
A jovem Gabriela Vilaça Alves teve a oportunidade de participar do projeto e ser a ganhadora. O ‘II Concurso de Redação Federal’, realizado em 2009, teve como tema ‘Muito Prazer, Sou Cidadão de uma República Chamada Brasil’. Na época Gabriela era estudante da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino, e ficou em terceiro lugar no concurso que teve quase 18 mil estudantes dos dois últimos do ensino médio. Na primeira edição do concurso, em 2008, Minas também teve outra terceira colocação. O então estudante, Maike Wilian Fialho, da Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias fez um texto com a temática ‘A bandeira nacional’.