Durante esta semana, os especialistas nas áreas dos Conteúdos Básicos Comuns também visitarão escolas


Durante esta semana, a equipe do órgão central responsável pelo Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) nos anos finais do ensino fundamental será apresentada às superintendências regionais de ensino. Os 40 especialistas nas diversas áreas dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) se dividirão em duplas para a realização das visitas. Além de serem apresentados aos servidores das 47 Sres., os especialistas visitarão algumas escolas estaduais que atendem a alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Na mesma ocasião, a equipe do órgão central do PIP que atua com os anos iniciais vai repassar aos servidores das SREs o plano de ação para as atividades de 2011.

Com previsão para o início das atividades em agosto de 2011, a equipe do órgão central  e os coordenadores regionais que vão acompanhar e realizar a intervenção pedagógica  nas escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental já está definida. No momento, as sres fazem a seleção dos especialistas que vão atuar nas equipes regionais. Serão selecionados cerca de 480 professores das áreas que integram os Conteúdos Básicos Comuns. São elas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física e Arte.

O acompanhamento e a prática da intervenção pedagógica aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental é uma oportunidade de expandir o bem sucedido PIP com os anos inciais. De 2006 a 2010, o Programa auxiliou na elevação dos desempenhos em leitura e escrita até os oitos anos. No primeiro ano do programa, 48,6% dos alunos estavam no nível recomendado. Já em 2010, o percentual de crianças que sabem ler e escrever com autonomia da idade atingiu a marca de 86,2%