No encontro professores das redes municipais e estadual, inspetores e analistas educacionais participam de oficinas que poderão ser desenvolvidas dentro da sala de aula

Professores do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, inspetores e analistas educacionais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas participam de capacitação para repasse das oficinas que foram apreendidas no encontro com a Equipe Regional da Secretária de Estado de Educação (SEE), que aconteceu no mês de maio. Estão sendo capacitados mais de 150 educadores da rede estadual de ensino e representantes das Secretarias Municipais de Educação dos 14 municípios que integram a Superintendência. Segundo a diretora Diretoria Educacional da SRE, Mary Barcelos, a capacitação ajudará aos professores a terem condições para desenvolver de forma prática os diferentes conteúdos em sala de aula. “Nós esperamos que isso seja colocado na sala de aula a partir do monitoramento da Superintendência. Isso porque, fazemos o repasse da capacitação e depois vamos para a escola monitorar o trabalho desenvolvido, que deve ser feito de forma mais interativa e prática”.

A capacitação é ministrada por representantes da SRE e por professores de duas escolas da rede estadual de ensino que participaram do encontro promovido pelo órgão central. Entre as oficinas das quais os professores participam está a que trabalha os eixos e as capacidades de forma interdisciplinar, no ciclo da alfabetização. Ao participar desta oficina os profissionais da educação esperam alcançar três objetivos: ampliar o conhecimento sobre eixos e capacidades do ciclo da alfabetização, relacionar atividades pedagógicas aos eixos da matriz curricular do ciclo da alfabetização e planejar intervenções pedagógicas tendo como base o desempenho dos alunos.

Educadores participam de capacitação promovida pela SRE de Patos de Minas. Foto: Arquivo ACS SEE

Segundo Mary Barcelos, antes mesmo da capacitação, os professores já receberam todo o material referente a capacitação como as apostilas contendo todas as oficinas. Além disso, os educadores também receberam  uma apostila intitulada Caderno de Apoio ao Professor, que dá orientações para os educadores de como trabalhar os gêneros textuais como bilhetes, contos de fadas e convite na sala de aula.