Parceria deve atingir mais de 30 mil estudantes do ensino fundamental de escolas municipais da região rede municipal

O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, vai ganhar mais força nas 197 escolas municipais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre. Representantes dessas escolas vão passar por uma capacitação exclusiva oferecida pela SRE. Inspetores escolares e analistas da Superintendência se reúnem nesta segunda-feira (13-06) com as equipes de cada município para montarem os roteiros de capacitação. Com a parceria, mais de 30 mil alunos do ensino fundamental das redes municipais da SRE de Pouso Alegre serão beneficiados.

O PIP visa a garantia da alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, até os oito anos. Por meio do Programa, os professores da rede pública utilizam os resultados de avaliações de ensino externas para elaborarem e discutirem ações pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos. A SRE de Pouso Alegre atende a 30 cidades da regional e cada secretaria municipal de educação indicou, no mínimo, três membros que serão responsáveis por monitorar as escolas da rede municipal de suas cidades.

Mesmo antes da capacitação desta segunda, representantes dos municípios participavam dos encontros promovidos pela Superintendência. Mas, segundo a diretora educacional da SRE, Andrea Reis, ficava difícil o acompanhamento do repasse das oficinas para as escolas municipais. “Antes nós não tínhamos retorno de como as oficinas chegavam aos professores da rede municipal. Agora, assim como fazemos com o órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE), as equipes deverão nos reportar um relatório das atividades executadas”.

Entre as prefeituras pertencentes à Superintendência está a de Pouso Alegre, que tem 30 unidades educacionais e atende a 15 mil alunos do ensino fundamental e médio. A secretária municipal de educação da cidade, Cleidis Regina Chaves Modesto, ressalta a importância da parceria para a melhoria da qualidade de ensino dos estudantes. “O pensamento em equipe e a interação entre as redes públicas (estadual e municipal) é de extrema importância para que possamos oferecer uma educação de qualidade e formar cidadãos conscientes. Além disso, a infraestrutura da Superintendência é muito grande e só vem a somar para tornar a educação pública cada vez melhor”.

Nesta segunda-feira, durante a capacitação, os educadores das redes municipais recebem orientações referentes à execução do trabalho, legislação da SEE e participam de oficinas lúdicas voltadas para professores do 3º ano do ensino fundamental. As oficinas estão relacionadas à prática da Matemática, da leitura, gêneros textuais e alfabetização. Os analistas da SEE também apresentam a importância do Guia do Alfabetizador, que é um caderno contendo projetos e práticas que são executadas em algumas escolas da rede estadual de ensino. Segundo Andrea, é muito importante que os professores tenham conhecimento desses dois documentos para que a execução do trabalho seja completa.