Diretoras das SREs da região participaram da definição das prioridades da educação para o território
Alavancar as regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte do Estado de Minas Gerais é uma das prioridades do Governo na atual gestão. Para garantir o desenvolvimento educacional nessas áreas, representantes dessas regiões estabeleceram cinco prioridades a serem trabalhadas. A pedido da secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, as 12 diretoras de superintendências regionais de ensino (SREs) que integram o chamado Grande Norte do Estado listaram quais devem ser os pontos principais a serem observados em suas respectivas Superintendências. As prioridades ficaram definidas como: garantir água de qualidade em todas as escolas; infra-estrutura das escolas, que aborda desde a rede física, até a conectividade; transporte escolar, com foco em custeio e frota; alfabetização e quadras cobertas.
Estabelecer metas para o Grande Norte é um compromisso das secretarias de estado de Minas, definido no decreto 45.593, de 02 de maio de 2011. O objetivo é criar uma agenda social para a região e desenvolver ações para garantir o desenvolvimento. Ana Lúcia Gazzola ressaltou a importância de estabelecer essas metas no setor educacional. “A educação é o principal pilar de qualquer projeto de pleno desenvolvimento, envolvendo o desenvolvimento humano, social, econômico, cultural, sustentável. Nós precisamos trabalhar com foco no Grande Norte porque ainda existem indicadores de desenvolvimento no campo educacional diferenciados entre as nossas subregiões, embora tenhamos conseguido significativos avanços”, explica a secretária.

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), Gil Pereira, ressaltou o papel do Grande Norte para o Estado e a importância da educação no processo de desenvolvimento. Segundo ele, a região representa 37% do território de Minas Gerais e equivale as àreas dos estados de Sergipe, Pernambuco, Alagoas e Paraíba somadas. “Trabalhar com educação é prioridade. Sem educação não vamos avançar em nada. Estamos priorizando para que a educação possa ser a mola propulsora do desenvolvimento do Grande Norte”, destaca.