Durante o encontro os cursistas irão apresentar as experiências vivenciadas nas escolas e fazer uma prova objetiva de conclusão do curso

“Depois que comecei a fazer o curso minha gestão ficou mais participativa. Descobri a importância de inserir a comunidade  nas atividades da escola e de trabalhar com projetos, já que com essas iniciativas a qualidade do ensino dos alunos fica melhor”, esse é o depoimento da diretora da Escola Municipal Manoel Costa Barreto, localizada em Freire Cardoso, distrito de Coronel Murta, Marluci de Fátima Barbosa Murta. Ela faz parte de uma turma de 348 cursistas que participam da 7º edição do Projeto de Capacitação de Gestores Escolares (Progestão), projeto que realiza hoje e amanhã a última aula presencial desta edição. O encontro acontece em 24 municípios sedes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que abrigam os 69 municípios, a maioria deles das regiões Norte e Nordeste do Estado, que fazem parte do Programa Travessia. O Progestão foi implantado no Estado em 2004 e a partir de 2008 começou a atender aos municípios do Programa. Desde que o projeto teve início a Secretaria de Estado de Educação (SEE) já capacitou 16.264 gestores. Nesta edição estão sendo capacitados apenas gestores da rede municipal.

O Programa Travessia é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e outros órgãos do Governo. O papel da SEE, por meio do Progestão, é capacitar diretores, vices e especialistas das escolas públicas estaduais e municipais. Os cursistas têm parte da carga horária presencial e outra parte à distância. A capacitação é divida em 10 módulos que versam sobre as dimensões da escola, como: administração financeira, de pessoal, pedagógica e gestão participativa. Só nesta edição já foram realizados oito encontros. No último encontro os alunos irão socializar as atividades desenvolvidas no módulo 9 e fazerem uma prova objetiva.

No módulo 9, os participantes devem criar projetos em grupo e individualmente, que devem ser desenvolvidos nas escolas e que relacionam toda a parte teórica apreendida no curso com o cotidiano escolar. Entre os projetos que já foram desenvolvidos por Marluci de Fátima Barbosa Murta na escola está o “De encontro ao folclore”. “Os professores de cada disciplina estão trabalhando aspectos diferenciados do folclore em sala de aula. Este projeto foi desenvolvido por causa do Progestão. Enviei para a minha tutora o plano do projeto e agora estou fazendo um dossiê com fotos do trabalho desenvolvido e com um resumo do que os alunos puderam aprender com a atividade”.

Já a prova é composta por 25 questões de múltipla escolha. Ao todo, 24 representantes da SEE viajaram para as cidades sedes levando as provas. Eles irão participar da aplicação dos testes e ficarão responsáveis por trazê-los de volta para a Secretaria, onde serão corrigidos. O gabarito da prova vai estar disponível para os cursistas a partir do dia 10 de junho, no ambiente virtual do projeto (www.educacao.mg.gov.br/webprog). Já os resultados finais devem ser enviados aos tutores até o final do mês de junho. Para ser certificado no curso é necessário que o aluno tenha no mínimo 80% da pontuação distribuída pelos tutores e 80% de presença nos encontros presenciais. A expectativa é que a Secretaria possa enviar os certificados para os gestores ainda na primeira quinzena de agosto. A próxima edição do Progestão tem início no mês de setembro, quando mais 121 municípios deverão fazer parte do projeto.

Programa Travessia

O Programa Travessia, criado em 2008, é resultado de uma interação de vários setores do Governo para a melhoria da qualidade de vida, redução da pobreza e melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), em várias regiões do Estado. Em 69 municípios participantes do ‘Travessia’ no Estado, maior parte localizada nas regiões Norte e Nordeste