Interessados em participar do exame podem se inscrever para as provas até o dia dia 10 de junho de 2011
Para melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos em sala de aula e prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), testes de seleção, ou até mesmo, para provas de concursos públicos, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) oferece, para os estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Minas Gerais, o Programa de ‘Aprofundamento de Estudos’. As aulas são ministradas no contraturno escolar do aluno e têm por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas. O Aprofundamento de Estudos foi criado em 2006 e já atendeu a mais de 240 mil estudantes no estado.
As turmas do Programa são formadas de 25 a 30 alunos e as aulas acontecem, no máximo, três vezes por semana. O Aprofundamento permite diferentes organizações curriculares. Para atender às escolas que têm um número reduzido de estudantes, este ano, a matriz de referência para os estudos será a mesma do Enem, mas pode variar de acordo com a demanda de determinada escola. As turmas mistas são formadas por alunos do 1º e 2º ano do ensino médio ou por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. Segundo o diretor do Ensino Médio da SEE, Jorge Figueiredo, adotando a base pedagógica da matriz curricular do Enem, as turmas mistas podem ajudar os estudantes a ficarem mais bem preparados para o exame. “O Aprofundamento de Estudos nessa nova etapa de constituição de turmas mistas oportunizam aos alunos do ensino médio o hábito de estudos no contra turno propiciando prosseguimento de estudos no Enem ou em qualquer outra modalidade”.
Na Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte, o ‘Aprofundamento de Estudos’ é desenvolvido desde 2006. Atualmente, a escola conta com duas turmas que atendem a aproximadamente 80 alunos do 3º ano do ensino médio, de quarta à sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. De acordo com a professora de Biologia, Alexandra Vasconcelos Vieira, as aulas no contraturno é uma forma de fixar a matéria e preparar os alunos para diversos exames. “Além dos conteúdos que os pré-vestibulares trabalham, nós buscamos realizar os estudos das matérias de forma interdisciplinar. O Enem, por exemplo, trabalha desta forma”, avalia a professora. Ela ainda explica que uma didática atualizada auxilia o professor na hora de explicar a matéria: “Tento, amo máximo, trazer conteúdos atualizados para trabalhar com os alunos em sala. Utilizo questões de exames vestibulares e do Enem”.
André Diniz Lauria é um dos alunos da escola. O adolescente de 17 anos cursa o 3º ano do ensino médio. Ele participa do Aprofundamento desde 2010. “O projeto nos ajuda a entender a matéria da escola tirando as nossas dúvidas. Durantes as aulas resolvemos vários exercícios”, comenta o estudante.
Mas as ações do Aprofundamento vão além da preparação do aluno para o Enem, conforme destaca a superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da SEE, Audrey Regina Oliveira: “O nosso objetivo não é apenas direcionar os alunos para o Enem. É muito mais que isso, pois queremos sujeitos autônomos e emancipados que possam, conscientemente, escolher o melhor caminho para sua vida. No entanto, o Programa oferece subsidio para aqueles que optaram por esse caminho”.
As inscrições de turmas para o Aprofundamento de Estudos para este ano já estão encerradas. Mas Secretaria de Estado de Educação pede para que as instituições fiquem atentas para as abertura de novas inscrições, que sempre acontecem no início do ano.
Abertas as inscrições para o Enem 2011
Estão abertas, até o dia 10 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser feitas pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. A taxa de inscrição do exame é de R$ 35. Já o pedido de isenção pode ser feito por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou a estudantes que declararem serem membros de famílias de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro.
O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior, é também pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para aqueles que pretendem requerer o financiamento das mensalidades de cursos superiores pagos através do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Por meio do exame o candidato ainda pode obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, desde que tenha mais de 18 anos e obtenha as médias do Enem necessárias. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; - Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e Matemática e suas tecnologias: matemática.
O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de seis mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.
Incentivo para o vestibular
Na última semana, mais de 3.500 estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Belo Horizonte e região metropolitana participaram de Salão do Vestibular, evento que aconteceu no Expominas. Alunos de 38 escolas pertencentes às metropolitanas A, B e C, participaram de palestras sobre os mais diferentes cursos, receberam orientações vocacionais e concorreram a bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior do Estado. A Secretaria de Estado de Educação custeou o ônibus para que os estudantes pudessem participar do evento. Além dos professores das escolas, a Secretaria enviou duas representantes do Programa de Desenvolvimento Profissional (PEP) para acompanhar as instituições de ensino.