Novo prédio atende a cerca de 900 estudantes e é o único que oferece ensino médio no município do norte de Minas
Os moradores do município de Mato Verde, no norte de Minas, tiveram muito o que comemorar nesta sexta-feira. Foi inaugurado o novo prédio da Escola Estadual Ione Silveira Mendes, a única escola que oferece ensino médio no município. O prédio que começou a funcionar no início deste ano atende a cerca de 900 alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (Eja). A nova construção atende a estudantes nos três turnos e é composta por 14 salas, quadra coberta, laboratório e dependências para o setor administrativo. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) investiu na obra R$ 2,4 milhões.

Participaram da inauguração a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a chefe de gabinete da SEE, Maria Sueli de Oliveira Pires, a coordenadora das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Eunice Prado, a diretora da SRE de Janaúba, Maria Eni Santos Froes, além do deputado estadual, Luiz Henrique, prefeitos e vereadores da região.
A festa de inauguração foi marcada por apresentações de danças folclóricas protagonizadas pelos estudantes da instituição e pela presença de alunos, ex-professores e pais. Segundo a mãe da estudante do 3º ano do ensino médio, Maria de Fátima Farias Pinheiro, a construção da escola veio para dar mais tranquilidade para os pais e conforto para os estudantes. “Eu moro no bairro há mais de 20 anos e quando a escola funcionava ainda no prédio cedido pela prefeitura meus filhos tinham que atravessar a cidade para estudar. Agora estão em uma escola bonita e mais perto de casa”. O novo prédio fica localizado bem na entrada do município e chama atenção pelo tamanho e organização. Já ao entrar na escola é possível encontrar um grande jardim, que é cuidado pelo mais antigo funcionário da instituição, Antônio Barbosa de Souza, que é conhecido na instituição Toni da Escola.

O objetivo dos professores da escola é que os próprios alunos ajudem a cuidar da instituição. “Vamos implantar na escola um projeto ambiental que contemple os alunos. A ideia é que eles possam plantar flores ao redor de todo o muro da escola. Além disso, os estudantes também poderão plantar pés de coqueiros no jardim e cada árvore terá o nome da turma que a plantou. Isso vai fazer com que os estudantes possam se sentir cada vez mais pertencentes à instituição e possam preservar o patrimônio”, é o que afirma o professor, Ailton Almeida. Já segundo o estudante do 2º ano do ensino médio, Gean Carlos Antunes Toletino, de 16 anos, enquanto ele estiver estudando na escola vai ajudar a preservá-la. “A escola ficou muito bonita e agora aprendemos que devemos seguir regras para preservar a instituição”.

O nome da escola foi escolhido por meio de uma votação interna. A professora Ione foi uma docente que trabalhou durante mais de 30 anos na escola e se aposentou na instituição. Durante a inauguração da escola Ana Lúcia Gazzola conheceu as dependências do novo prédio e elogiou o trabalho da diretora, Ana Lúcia Alves Rocha. A secretária também afirmou que vai trabalhar para que a educação cresça cada vez mais no Estado, em especial na região norte de Minas. “O grande norte é a nossa prioridade. Vamos trabalhar para que o Programa de Educação Profissional (PEP) cresça nessa região. Além disso, vou me reunir com as diretoras de SREs da região do grande norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri para que possamos identificar as necessidades locais e definir as prioridades na área da educação na região.