Instituto Unibanco apresentou projetos educacionais e deve integrar futuro projeto da Secretaria

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) continua a busca por parceiros para agregar qualidade ao ensino médio da rede estadual. A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, convidou mais uma instituição para integrar o 'Programa Minas Presente na Escola', que vai criar uma rede de instituições parceiras da Secretaria e será lançado em junho pelo Governador Antonio Anastasia. A instituição convidada foi o Instituto Unibanco, que nesta quarta-feira apresentou, a representantes da SEE, projetos que desenvolve na área educacional.

O objetivo do 'Programa Minas Presente na Escola' é criar uma rede de parcerias para desenvolver a educação no Estado. Com o auxílio dessas instituições, será criada uma cesta de tecnologias sociais testadas e avaliadas pela Secretaria. “Estamos em busca de projetos inovadores para serem desenvolvidos no cotidiano das escolas e que se adéquem à concepção de escola em tempo integral. Queremos projetos que complementem as atividades curriculares, que agreguem valor às escolas e que possam ser repassados a outras unidades da rede para ganhar escala. Todos esses projetos passarão pelo crivo da Secretaria”, afirma Ana Lúcia Gazzola.

A previsão é de que o programa seja lançando no fim do primeiro semestre, pelo Governador Antonio Anastasia. Segundo a secretária de Estado de Educação, já foram convidadas a participar do Minas Presente na Escola as seguintes instituições: Sebrae, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Associação Comercial de Minas, Conspiração Mineira pela Educação, além do Instituto Unibanco.

Troca de experiências

O Instituto Unibanco já trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Educação em um projeto educacional. O Projeto Jovem de Futuro atua com gestão escolar para resultados. As escolas participantes ganham um aporte financeiro de R$100 por aluno a cada ano e apoio técnico para desenvolver a gestão escolar focada no resultado. Em Belo Horizonte, 20 escolas estaduais já foram beneficiadas pelo Jovens de Futuro e outras 25 vão integrar o programa na próxima edição.

Representantes do Instituto Unibanco apresentaram projetos educacionais. FOTO: ACS SEE

Segundo a subsecretária de Tecnologias Educacionais, Sônia Andere, o projeto foi positivo para a Educação Pública Estadual. “Terminado esse primeiro ciclo do projeto nós percebemos resultados concretos nas escolas envolvidas. O aumento da proficiência dos estudantes foi evidente”, afirma. “O mais importante é que o projeto está afinado com as prioridades da Secretaria e ajuda no desenvolvimento das escolas”, completa.

A gerente de projetos do Instituto Unibanco, Valéria de Souza, segue a mesma linha. Para ela, a parceria tem gerado bons frutos e a tendência é que continue.  “Para que uma parceria dê certo é essencial que os parceiros tenham objetivos comuns. O projeto Jovens de Futuro está em consonância com a política desenvolvidas na SEE”, disse. “Viemos aqui hoje para apresentar outros projetos do Instituto na área de educação e entender o que já está sendo planejado pela Secretaria. O objetivo é, realmente, o de ampliar a colaboração”, encerra Valéria.