Serão apresentadas aos educadores oficinas de disciplinas como: Matemática, Língua Portuguesa e História. Os docentes também irão discutir o PIP I

A Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo faz neste mês de abril o repasse de oficinas para mais de 140 professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Por meio de oficinas que abrangem disciplinas como: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Artes, os profissionais da educação das redes estadual e municipal de ensino vão discutir o Plano de Intervenção Pedagógica I (PIP I), que é voltado para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As oficinas são ministradas por três analistas da SRE de Monte Carmelo e dois professores que participaram de oficinas promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em março desse ano. As oficinas de capacitação da Superintendência acontecem até o dia 19 de abril.


Entre os docentes que irão ministrar as oficinas está a professora do 1º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dona Sinda, localizada em Monte Carmelo, Terezinha Lopes de Oliveira. Ela participou das oficinas de capacitação oferecidas pela SEE. Segundo Terezinha durante o encontro promovido pela SRE de Monte Carmelo, seus colegas terão a oportunidade de trocar experiências e de aprender a manusear materiais pedagógicos que muitas vezes são de fácil acesso nas escolas mais alguns professores não sabem utilizar. “Nas oficinas vamos trabalhar nos moldes da capacitação oferecida pela SEE. Vamos dividir os professores em grupos e com material concreto ensinar algumas dinâmicas que podem ser utilizadas com os alunos em sala de aula”.

Por já conhecer e utilizar as dinâmicas na escola onde trabalha Terezinha Lopes de Oliveira ressalta a importância do repasse do conhecimento adquirido nas capacitações para os colegas e alunos. “As oficinas ajudam muito nas aulas. Os alunos compreendem melhor as disciplinas, já que estão trabalhando com materiais concretos, como tecidos. As capacitações dinamizam o trabalho do professor, o que facilita o repasse do conteúdo para os alunos. Entre as dinâmicas que serão apresentadas ao professores que participam do encontro está a intitulada “Livro de Tecido”, na qual os professores utilizando retalhos e uma caneta própria, eles desenham sua história de vida no tecido. Essa oficina pode ser trabalhada nas aulas de história para estimular a memória dos alunos.