Processo de licitação está autorizado. Serão construídas 15 unidades em todas as regiões do Estado
O Governo de Minas garantiu mais um investimento para melhorar a rede física das escolas estaduais. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) liberou um recurso de R$47,8 milhões para a construção de 15 novos prédios escolares em todas as regiões do Estado. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) já autorizou a abertura do processo licitatório para selecionar as empresas que vão executar as obras. A previsão é de que as novas unidades beneficiem pelo menos nove mil estudantes.
As escolas serão construídas em 13 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do Estado e vão atender estudantes de diferentes faixas de escolaridade, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, o constante investimento na rede física das escolas visa garantir um espaço adequado para o desenvolvimento dos estudantes.
"O aporte de recursos na melhoria da estrutura das escolas é algo permanente. É essencial investir na construção de novos espaços e na manutenção frequente dos prédios já existentes de modo a garantir que a escola esteja preparada para receber os mais diversos recursos pedagógicos, além de ser um espaço agradável para o estudante", afirma. A secretária também destacou a importância da parceria com a Setop e a presteza com que o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, vem atendendo às demandas da SEE.
O secretário Carlos Melles, por sua vez, enfatizou a importância da intervenção na rede física das escolas estaduais de Minas. “Com a construção, ampliação e reforma de escolas, proporcionamos aos estudantes da rede pública de ensino, melhor infraestrutura e condições de aprendizado”, afirmou.
Os novos prédios serão construídos nas SREs de Barbacena, Coronel Fabriciano, Guanhães, Januária, Janaúba, Metropolitana B, Montes Claros, Ouro Preto, Patos de Minas, Patrocínio, Ponte Nova, Sete Lagoas e Varginha e vão atender a demandas regionais. Na Superintendência de Ouro Preto, município de Mariana, por exemplo, o novo prédio da Escola Estadual Cônego Braga vai atender a mais de 400 estudantes do ensino fundamental, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Já na SRE de Sete Lagoas a demanda é por uma nova escola, que vai receber cerca de 500 estudantes de oito bairros da cidade.
Padrão construtivo
As unidades escolares construídas via Departamento de Obras Públicas (Deop), autarquia ligada a Setop, seguem um padrão para garantir a melhor acomodação possível dos estudantes. O projeto obedece a normas técnicas, os espaços são dimensionados de acordo com a quantidade de alunos a serem atendidos, visa o conforto térmico e acústico e segue normas de acessibilidade. Os projetos do Deop costumam variar, em média, de quatro a 16 salas de aula.