Professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede estadual da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina estão recebendo cursos de capacitação, que têm por objetivo discutir o Currículo Básico Comum (CBC). A capacitação que teve inicio em março termina no mês de abril. São ao todo três mil profissionais de 140 escolas de 25 municípios, da regional norte. Além dos docentes, representantes das Secretarias Municipais de Ensino também participam do encontro.
Os cursos de capacitação são ministrados por 23 analistas da SRE Diamantina, que estão divididos em grupos de acordo com as disciplinas. Entre as oficinas referentes ao ensino da Língua Portuguesa está a de Sequência Didática, na qual os professores escolhem um gênero textual e a partir daí fazem um planejamento de atividades que trabalhem a produção e interpretação de textos. A retextualização também é trabalhada com os docentes.

“Nos simulamos um palestra e eles têm que transformar o que ouviram em um relato noticioso”, é o que explica a analista educacional da SRE de Diamantina, Vildete de Oliveira Fagundes. Já a analista June Alves de Almeida ministra o curso envolvendo a disciplina de História. Para isso ela utiliza curtas-metragens, entre eles o “Vida Maria”, no qual os docentes analisam o analfabetismo e a reprodução social. “Com esse filme nos discutimos qual é a função da escola e qual tipo de alunos temos hoje”, explica.
Discussão essa que tem ajudado a professora Dalila do Socorro Pimenta Duarte Leandro a entender a realidade de seus alunos. Professora de História da Escola Estadual Mestre Sebastião Jorge, localizada no município de Conceição do Mato Dentro, Dalila já levou para a sala de aula os novos conhecimentos. “A capacitação foi muito boa, eu pude perceber que o perfil dos alunos mudou, isso tudo por meio da analise da estrutura social e política da educação. Participei da oficina de História e já estou aplicando o que aprendi nas minhas aulas. Estou mudando minhas técnicas e adaptando a linguagem, tudo para deixar as coisas ao alcance do alunos”.