São ao todo 474 profissionais das redes estadual e municipal de ensino, que vão discutir CBC e o Programa de Intervenção Pedagógica

Professores do 6º ao 9º anos das redes estaduais e municipais de ensino de escolas que integram a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo, região norte do Estado, participam de capacitação até o dia 15 de abril. São ao todo 474 profissionais da educação que participam de oficinas de Língua Portuguesa e Matemática. Também participam do encontro professores do Ciclo Complementar, ou seja, que ministram aulas para o 4º e 5º anos.

Entre os temas que são discutidos nos encontros está a analise do Currículo Básico Comum (CBC) e a consolidação do Plano de Intervenção Pedagógica I (PIP I), que é voltado para os alunos dos anos iniciais e a implantação do Plano de Intervenção Pedagógica II (PIP II), voltado para os estudantes dos anos finais. O PIP utiliza o resultado de avaliações externas de ensino para elaborarem e discutirem ações pedagógicas para melhorar o desempenho dos alunos.

Os professores são capacitados por três pedagogas e três inspetoras da SRE de Curvelo. Durante a capacitação que vem acontecendo desde março em pólos estratégicos da SRE, isto é, em cidades que sejam de fácil acesso aos docentes que moram nos municípios mais afastados, os professores participam de oficinas, onde têm a oportunidade de criar trabalho de forma dinâmica e dividir experiências exitosas em suas escolas com seus colegas.

Segundo a coordenadora do PIP da SRE de Curvelo, Ducimar de Melo Gonçalves Pimenta, a capacitação faz parte de um projeto da Secretaria, que capacita os professores e analistas das SREs para que eles possam repassar os conhecimentos adquiridos para docentes de sua Superintendência. “No ano passado alguns analistas da SRE participaram de uma capacitação em BH e agora estamos repassado-a para os nossos professores de uma forma que atenda as necessidades das escolas de nossa região”. A expectativa é que depois que a capacitação for encerrada, os professores levem o conhecimento adquirido para suas escolas, repassem para seus colegas e alcance mais de 13 mil alunos, da rede pública.