Caso aprovados, os mineiros podem ganhar bolsas para estudar durante cinco meses nos Estados Unidos, em 2012

Três candidatos mineiros passaram para a próxima fase do Programa Líderes Internacionais em Educação (Ilep), promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Embaixada Americana. O Programa seleciona professores da rede pública brasileira para bolsas de estudos nos Estados Unidos e encerrou mais uma fase de seleção. O Consed escolheu 30 professores (confira a lista) de redes públicas em 17 estados brasileiros e três deles são de Minas Gerais. Os candidatos selecionados em Minas foram os professores Mac-claud Nunes Santos, Erika Kress e Carlos Henrique Borim Martins. O trio agora terá de fazer o exame TOEFL, que testa as habilidades dos candidatos na língua inglesa, para continuar na seleção.

Os candidatos receberão instruções por e-mail sobre como prosseguir na seleção. Entre elas estará a senha de acesso para inscrição no exame TOEFL, que garante a isenção da taxa para a realização da prova.  Depois do TOEFL, os candidatos com os melhores resultados serão convocados para uma entrevista, via telefone. O nome dos selecionados serão enviados a Embaixada Americana em setembro. O cronograma completo e demais informações sobre o Ilep podem ser consultadas no edital do Programa.

Na última edição do Ilep, a rede estadual de Minas Gerais enviou duas representantes. As professoras Cristina Correa Monteiro e Rita de Cássia Brendaglia Nakadaira foram selecionadas e estão no estado da Virginia, nos Estados Unidos, em companhia de professores de 16 países. As professoras ficam nos EUA até o mês de maio, depois voltam à rede estadual para compartilhar os conhecimentos adquiridos.