Atualizada às 13h

Com foco em professores, a Superintendência planeja realizar projeto de prevenção nas escolas estaduais e municipais


Assunto em discussão na atualidade, o bullying foi tema de palestra na Superintendência Regional de Ensino de Caxambu (SRE), Sul de Minas, na manhã desta terça-feira (12/04). Intitulada ‘Bullying: intimidação no ambiente escolar e virtual’, a palestra foi destinada a professores, especialistas e diretores de escolas públicas, estaduais e municipais, da região. Participam também membros dos Conselhos Tutelares e representantes do Ministério Público. A palestra foi ministrada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação do Governo de Portugal, Alexandre Ventura. O Encontro foi realizado no Palace Hotel, em Caxambu.  

Organizada pela SRE de Caxambu, a palestra buscou estimular os educadores a discutir o bullying e a trabalharem de forma preventiva com os alunos. Caracterizado pela atitude agressiva, física ou verbal, e intencional de uma ou mais pessoas a outra (as) causando sofrimento da vítima, o bullying também ganha espaço na internet. “A mobilização popular para um evento como este é importante, mediante os questionamentos da sociedade”, explica o diretor da SRE de Caxambu, Marcelo Castro Figueiredo. O diretor conta que ainda pensa em realizar um trabalho que articula a SRE e as escolas para o acompanhamento das mesmas. “Penso em trabalhar com analistas e inspetores educacionais dentro das escolas para que eles possam fazer um trabalho de prevenção junto aos professores”, complementa.

Palestra sobre bullying marca início de ações preventivas em escolas públicas da SRE de Caxambu. Foto: Arquivo SRE Caxambu


Trabalho nas escolas

Como a capacitação é voltada para educadores de escolas da rede pública, estaduais e municipais, a SRE espera que as discussões sejam levadas para todas as 45 escolas estaduais e 154 municipais da Superintendência, que atendem a 23.880 e 21.754 alunos da educação básica, respectivamente. Uma das escolas participantes é a Escola Estadual Ruth Martins de Almeida, no município de Caxambu, que atende a 1400 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. “É importante que todo o sistema de ensino pare para discutir e se envolver com a questão. Temos visto o que muitas escolas têm passado e o momento requer um olhar especial nosso”, explica a diretora Adelaide Maria Casas Vilela.


A atuação preventiva também é vista de forma positiva pelo diretor da Escola Estadual São Sebastião, em Cruzília. Para Camilo José Ferreira Ribeiro, a palestra também pode servir para orientar o gestor da escola nas diversas situações que envolvem o relacionamento interpessoal. “Enquanto gestor, o meu trabalho também está na resolução de problemas interpessoais que envolvem professores, alunos e comunidade escolar. Com a palestra posso me orientar sobre postura que devo ter para prevenir situações de conflito”, analisa Camilo José Ferreira Ribeiro.