Encontro reúne educadores para discutir o modo como a agricultura familiar deve ser trabalhada na escola

Diretores e tesoureiros de escolas estaduais e inspetores da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, regional Vale do Aço, poderão esclarecer suas dúvidas a respeito do Programa de Agricultura Familiar em encontro que acontece na tarde de hoje. O encontro reúne cerca de 200 pessoas e vai orientar os educadores sobre a aplicação da lei 11.947. A lei determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aquisição de merenda escolar sejam utilizados na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. A Resolução 38 do FNDE também será discutida na reunião, ela descreve os procedimentos a serem observados para a venda dos produtos provenientes da agricultura familiar.


O objetivo do encontro é orientar os tesoureiros e diretores da rede estadual de ensino sobre a importância e caracterização da Agricultura Familiar para que eles possam aplicar a em suas instituições. Representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) farão uma palestra de orientação sobre Agricultura Familiar e representantes de 11 prefeituras municipais da regional irão expor suas experiências com o programa. No evento, os diretores terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e dar depoimentos.

A Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano em parceria com a Emater-MG vai apresentar aos diretores e tesoureiros da escolas agricultores da região que trabalham com a agricultura familiar. No evento, os produtores agrícolas poderão apresentar os produtos que cultivam nos municípios e que já são consumidos por escolas. A diretora da SRE de Coronel Fabriciano, Maria do Carmo Silva Melo, ressalta a importância da parceria com a Emater. “A Emater conhece todos os produtores rurais da região, eles vão apresentar esses agricultores para a comunidade escolar e vão nos orientar sobre a lei”.

Simave

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) também será discutido no encontro. Diretores, pedagogos, inspetores e equipe pedagógica vão receber os resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) 2010. Segundo a diretora da SRE de Coronel Fabriciano, cada escola vai receber uma pasta com os resultados obtidos no PROEB 2010 para que possa encontrar maneiras de aumentar a proficiência de seus alunos. “Com os resultados em mãos a equipe pedagógica das escolas vão poder analisar qual seria o melhor Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para ser trabalhado em sua instituição. Além disso, a SRE também vai se replanejar para que ao identificar as necessidades das escolas possamos ajudá-las”.


Veja também: Educação cria grupo para discutir propostas para a alimentação escolar