São ao todo 800 profissionais da educação que discutem o Currículo Básico Comum por meio de oficinas.

Cerca de 800 profissionais da rede estadual de ensino que integram a Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo participam do Encontro Regional do Ciclo Complementar e Anos Finais do Ensino Fundamental. O evento teve inicio na última terça-feira e termina hoje. Os profissionais da educação são divididos em turmas onde participam de palestras. São ao todo nove grupos: um que é composto por professores do Ciclo Complementar, que lecionam para turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental, e oito que discutem o conteúdo trabalhado com alunos de 6º ao 9º anos. Além dos professores da rede estadual de ensino, representantes das Secretarias Municipais de Educação dos municípios da SRE também participam do encontro.


Os professores do Ciclo Complementar discutem temas ligados a Língua Portuguesa e Matemática, matriz curricular e conteúdos cobrados no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Além das atividades de ensino e de avaliação. Já os docentes dos anos finais do ensino fundamental participam de oficinas ministradas por um professor e por um analista do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da SRE de Campo Belo, onde analisam a execução do Currículo Básico Comum (CBC) nas escolas.

Capacitação em Campo Belo aborda ciclo complementar e anos finais do ensino fundamental. Foto: SRE de Campo Belo

A analista do PIP da SRE de Campo Belo, Benigna Maria das Graças Coutinho,  ministra a oficina de matemática e conta como o CBC é trabalhado em seu curso. “Nós dividimos os professores em cinco grupos e eles têm que responder a perguntas relativas ao uso do CBC dentro de sala de aula. O objetivo é discutir seu uso na escola”. Já o professor de Educação Física da Escola Estadual Tiradentes, localizada em Lavras, Gustavo Vilela, participou da capacitação realizada pela Secretaria de Estado de Educação, em 2010, e tem por missão repassar o que aprendeu para seus colegas. Ele acredita que o CBC deve ser trabalhado na escola de forma interdisciplinar, unindo teoria e prática. “Em uma das oficinas que apresentamos para nossos colegas, eles foram separamos em quatro grupos. Cada grupo teve que falar sobre como trabalha o CBC na aula de Educação Física. Os temas das equipes foram: esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos”.

Educadores fizeram relatos sobre como trabalham o CBC em sala. Foto: SRE Campo Belo

As oficinas ministradas na SRE de Campo Belo têm entre seus objetivos discutir a concepção e a nova estrutura dos CBC dos anos finais do ensino fundamental, ampliar os conhecimentos sobre estratégias de ensino para a prática da sala de aula e realizar estudos comparativos sobre as Matrizes Curriculares e de referência, visando as melhorando assim a qualidade de nossos alunos"nidade de crescimento. o  tecnologicas  avaliações do Proeb. O Encontro Regional do Ciclo Complementar e Anos Finais do Ensino Fundamental está sendo realizado no campus da Unifenas.