Representantes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro conheceram e elogiaram o trabalho do portal
O
Centro de Referência Virtual (CRV) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) atrai atenção de milhares de professores mineiros, mas também provoca a curiosidade de educadores de outros estados. Nesta terça-feira, representantes da
Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) e da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado Do Rio De Janeiro (Cecierj) estiveram em Belo Horizonte para conhecer a experiência do CRV.
Segundo Beatriz Pelosi, da Diretoria de Articulação Curricular da Seeduc, a intenção é replicar a experiência na educação carioca. "Estamos implantando no Rio um sistema que articula a formação continuada, propostas curriculares, material didático e avaliações de desempenho. Nosso intuito é criar, futuramente, um centro virtual e por isso é bom conhecer uma experiência que já dá certo, como a do CRV", explica Beatriz.
Às educadoras cariocas foram apresentados tanto o processo de implementação do CRV, quanto as funcionalidades do portal.
Recentemente reformulado, o CRV é uma ferramenta de apoio ao professor e oferece desde orientações sobre o Currículo Básico Comum (CBC), até um vasto acervo de material didático para a elaboração das aulas. Para Miriam Araujo Crapez, diretora de extensão do Cecierj, o que mais impressiona é a capacidade de articulação dos educadores por meio do CRV. "O sistema de apoio e acompanhamento para a implementação do currículo da educação básica é impressionante. Os educadores se comunicam e se organizam com muita facilidade. Além disso, é um portal muito fácil de navegar e que tem o conteúdo muito bem distribuído".
Além da implementação do CRV, as educadoras cariocas ouviram palestras sobre a contribuição das tecnologias da informação para o desenvolvimento da educação básica mineira, a elaboração das propostas curriculares de Minas Gerais, o S
istema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) e o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). Beatriz Pelosi parabenizou a SEE pelos bons resultados alcançados na área de tecnologia e avaliações e também colocou à disposição a experiência do Rio de Janeiro na área de formação. "Ficamos impressionadas com o trabalho feito aqui em Minas. Acho que podemos utilizar bem esse conhecimento no nosso sistema educacional. Além disso, também convidei a Secretaria de Educação Mineira a conhecer nosso trabalho com formação continuada, que fazemos em parceria com o Cecierj".
InterlocuçãoA coordenadora do Centro de Referência Virtual do Professor, Maria das Dores Simil, aprovou a troca de experiências. "É bom contribuir de forma efetiva para criação de ferramentas que possibilitem o desenvolvimento da educação. O CRV sempre teve um perfil democrático, então é natural que ofertemos a nossa experiência a outros estados. Acho que nosso trabalho pode influenciar de forma positiva", afirma.
A interlocução com outros atores da educação é uma das
prioridades da gestão da secretária Ana Lúcia Gazzola na Secretaria de Estado de Educação. A própria secretária já se reuniu com representantes de várias instituições ligadas à educação e membros de outras esferas de governo, como o
ministro da Educação, Fernando Haddad.