Pais devem ficar atentos à mudança de idade para ingresso no Ensino Fundamental

Veja na íntegra as orientações para a matrícula


A matrícula dos alunos inscritos no Cadastro Escolar 2011 para ingressar na rede pública de ensino (escolas estaduais e municipais) será realizada no período de 13 a 17 de dezembro de 2010. Em Belo Horizonte, os pais receberão correspondência em casa com data, horário e local da matrícula, já no interior as informações estão disponíveis no mesmo local onde foi feito o cadastramento escolar.

Os pais dos alunos que não fizeram a inscrição no Cadastro Escolar e moram na Capital devem se dirigir as regionais administrativas da prefeitura de Belo Horizonte para se orientarem sobre a matrícula. No Interior, devem procurar as comissões regionais de cadastro no seu município ou as Superintendências Regionais de Ensino.  Quem não fizer a matrícula no prazo previsto será encaminhado para escola onde houver vaga remanescente.


Em nenhuma hipótese, a matrícula em escola pública poderá ser condicionada a pagamento de taxa ou a qualquer forma de contribuição compulsória.


Mudança da data limite de idade - A Resolução nº 6 de 20/10/2010 do Conselho Nacional de Educação estipulou a idade de ingresso dos estudantes no 1º ano do Ensino Fundamental aos seis anos de idade completos até o dia 31 de março de 2011. Entretanto, as crianças nascidas em 2005 que frequentaram  a educação infantil por no mínimo dois anos também podem ser matriculadas no 1º ano, independente do mês de aniversário.


Calendário escolar - A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou nesta terça (07), o Calendário Escolar da rede estadual que organiza o funcionamento das escolas para o ano de 2011. Em 2011, haverá 200 dias letivos com carga horária de 800 horas para os anos iniciais e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Além das datas de início das aulas (02/02) e término do ano letivo (16/12), o calendário prevê  todos os recessos e feriados.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Estado de Educação