Com a orientação de uma professora de língua portuguesa ele pesquisou a obra roseana, produziu um comentário sobre a novela Dão Lalalão, o devente, presente no livro Noites do Sertão, de 1956, e concorreu ao IV Concurso de prosa Literocientífica João Guimarães Rosa, promovido pela Fundação Guimarães Rosa (FGR). Lucas, que é estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Álvaro Salles, na região da Pampulha, alcançou a medalha de bronze Fantásticas Veredas e ganhará R$800, em premiação prevista para o final de junho, mês de nascimento do escritor, médico e diplomata de Cordisburgo.
 A resenha “Fabuloso Fabulista”, que destaca o caráter regional e simultaneamente universal da literatura roseana, surgiu pela sugestão da professora Maria Regina Casagrande, que trabalha na Escola Estadual Deputado Manuel Costa, onde Lucas fez o primeiro ano do Ensino Médio: “a princípio um grupo de colegas se animou a participar do concurso, mas depois só eu me animei a concorrer”, relata. E é o aluno Lucas que nos dá pistas sobre os caminhos a se percorrer para o conhecimento da obra: “Guimarães Rosa dominou idiomas desde cedo e se ambientou com a criação de neologismos, então juntar as peças do quebra-cabeça de cada texto se torna um desafio”, afirma ele, que além de estudar trabalha na empresa de distribuição de álcool do pai. “O domínio de outras línguas e a aplicação desse conhecimento ao português coloquial, da roça, é outro ponto curioso de Rosa”, completa ele. Ligado à literatura desde cedo, “na infância li boa parte dos livros da coleção Vaga-lume, da editora Ática”, ele pretende fazer o curso superior de Direito e segue firme na leitura de dois ou mais livros ao mesmo tempo.
 Outros três alunos do ensino médio da rede estadual também se destacaram no concurso: Vanilce Rezende de Moraes Peixoto, da Escola Estadual Governador Milton Campos, de Belo Horizonte, recebeu a menção honrosa; Elisabete Alves Garbazza Freitas , da E.E. Martinho Fidélis, de Bom Despacho, e Laura de Castro Campos, do Colégio Tiradentes de Belo Horizonte alcançaram menções especiais.
 Escola Estadual Deputado Álvaro Salles
 Rua Carlos Lacerda, 350, Bairro Trevo.

 Tel.:31 3496 6605.
 Escola Estadual Deputado Manuel Costa
 Rua Horácio Terena Guimarães, 495, Bairro Céu Azul.
 Tel.: 31 3496 1078.