
A participação das famílias na vida escolar dos filhos é fator importante para que o aprendizado dos estudantes ganhe raízes ainda mais profundas. Foi pensando nisso que a Escola Estadual Arthur Junqueira de Almeida, em Ituiutaba, na região do Triângulo, desenvolveu a campanha “Família na Escola”, com a ajuda da equipe da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE). O resultado é mais participação e um trabalho constante de busca ativa para que nenhum estudante fique para trás.
Conhecendo a realidades das famílias dos alunos da unidade de ensino, a direção – junto de toda a equipe - pensou em maneiras de mesclar ações que resultassem em engajamento e também ajudar até aqueles que eventualmente possam estar em situação mais sensível, devido à pandemia de covid-19. “Pensamos em envolver as famílias para buscar alternativas e conseguir a presença de todos. Então foram ações dos filhos com os pais, dos professores com alunos, entre outras coisas”, contou a diretora da escola, Lucimar Aparecida de Souza.
Ainda de acordo com Lucimar, ela e a vice-diretora Andrea Azevedo de Oliveira desenvolveram uma força tarefa em que as famílias cumprindo com as metas, como entrega de PETs (Planos de Estudos Tutorados) e das atividades, contribuíam para o aprendizado e ainda ganhavam brindes, como carga de celular e dia da beleza. “A família tem que entrar com participação ativa nas atividades do filho, nas reuniões, fazendo contato com a escola. Sabemos que alguns casos é mesmo uma dificuldade em relação ao tempo, então, tudo isso vai ser bem explicado para que todos os alunos possam participar dos sorteios”, explicou.

Diferencial positivo
Para Lucimar, os resultados das ações são vistosos. “Tivemos um diferencial bem positivo. Aproveitamos e fizemos uma busca ativa intensa por mensagem de celular, telefone, deixamos recado até com vizinhos. O resultado foi a participação bem satisfatória, resgatamos até PETs que estavam atrasados”, comemorou.
Ainda de acordo com ela, a presença da GIDE “é um divisor de águas” na escola. Para o segundo semestre, ela adianta que mais ações estão sendo programadas e que “vão ser muito emocionantes”.
GIDE no Estado
Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.