Unidades de ensino buscam conhecer cada dia mais a realidade dos alunos e destacam a importância da participação da família na rotina escolar

“Se a família não estiver presente, a parceria não flui”, é assim que a especialista da Escola Estadual Monsenhor Pinheiro, no município de São João Evangelista, Siely Oliveira de Almeida, descreve a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes. E para fortalecer esse elo, a unidade de ensino criou a “Campanha Participação da Família”, iniciativa que faz parte da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE).

Na escola, o professor tutor de cada turma entrou em contato com os pais e/ou responsável pelos estudantes e conversaram um pouco sobre como está a rotina de estudos durante o ensino remoto. “É um diálogo importante com as famílias, porque serve para mobilizar e conhecer melhor a realidade dos estudantes”, destaca Siely. Promover a troca de experiências entre os responsáveis pelos alunos foi um dos objetivos da ação.

Segundo Siely, como devolutiva da campanha, a escola recebeu cartas, vídeos e depoimentos contando um pouquinho da rotina de cada família. “Compartilhamos os conteúdos nos grupos e na nossa rede social a fim de motivar e demonstrar que é possível ensinar mesmo em um cenário desafiador que é o ensino remoto”, conclui a especialista.

Elo com as famílias

Na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora, no distrito de Cachoeira do Campo, no município de Ouro Preto, foi criado um site para que a unidade de ensino estivesse sempre em contato com a sua comunidade escolar. “Usamos o site para divulgar as ações, enviar comunicados. As famílias já criaram o hábito de acessar. Muitas vezes conseguimos alcançar mais pessoas por lá do que utilizando outras mídias. É realmente o nosso elo com as famílias”, conta a diretora, Wanir Aparecida Nascimento Rocha. Para manter o site, a escola conta com a ajuda do ex-aluno Thiago Bekrman.

Atualmente está sendo realizado na escola o projeto “Família Conectada”, que tem como proposta estimular o uso do aplicativo Conexão Escola 2.0. “Já realizamos desafios com os alunos e nos sábados letivos realizamos atividades mais lúdicas das quais as famílias também participam”, conta a diretora da escola que também faz parte da GIDE.

Ainda segundo Wanir, essa integração ajuda na garantia de uma educação cada vez mais de qualidade. “Faço de tudo para que as famílias estejam do nosso lado”, conclui a gestora.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em 1009 unidades de ensino.